Em visita à FPA, representantes da Fundação Rosa Luxemburgo definem próximos lançamento do livro “Indígenas no Brasil: Demandas dos povos e percepções da opinião pública”, no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul até agosto.

Elisangela Soldateli, coordenadora de projetos do Cone Sul, e Verena Glass, coordenadora de projetos do Brasil da Fundação Rosa Luxemburgo (FRLS), estiveram na tarde desta terça-feira (2/7) na Fundação Perseu Abramo para definir o lançamento do livro Indígenas no Brasil: Demandas dos povos e percepções da opinião pública, nas regiões Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, entre os meses de julho e agosto próximos.

A publicação da Editora Fundação Perseu Abramo, lançada em maio último em São Paulo, é resultado de pesquisa da FPA, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, realizada em 2010 e 2011. Dividida em três módulos, a pesquisa ouviu 52 lideranças indígenas, 2006 entrevistados em todo o país, além de 400 índios não-aldeados ou em aldeias em periferias urbanas. O estudo possibilita conhecer a idealização por parte da maioria dos/as brasileiros/as sobre os povos indígenas, e traz as percepções dos índios que vivem nas cidades em relação a temas como intolerância, preconceito e discriminação.

FPA e Rosa Luxemburgo lançam "Indígenas" pelo Brasil

O primeiro módulo da pesquisa originou Indígenas no Brasil: Demandas dos povos e percepções da opinião pública, organizado por Gustavo Venturi e Vilma Bokany, aprovado no lançamento na capital, chegará no final de julho a Roraima, em evento que será organizado na Terra Indígena Raposa Terra do Sol. Em agosto, os lançamentos estão previstos para Fortaleza (CE) e Dourados (MS).

No encontro, além de definir os próximos eventos, as coordenadoras da FRLS, o diretor da FPA, Joaquim Soriano, e a pesquisadora do Núcleo de Estudos e Opinião Pública, Vilma Bokany, também falaram sobre novos projetos em parceria.