Resultados da pesquisa da Fundação Perseu Abramo e Rosa Luxemburgo mostram realidade dos indígenas do Brasil

A Fundação Perseu Abramo, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, realizou em 2010 e 2011 uma pesquisa sobre indígenas no Brasil. Indígenas no Brasil: Demandas dos povos e percepções da opinião pública mostra um retrato idealizado dos povos indígenas por parte da maioria dos/as brasileiros/as: baixo conhecimento sobre a realidade dos povos indígenas, sobre seus principais problemas e conflitos, sobre seus direitos e ameaças às terras indígenas. Traz ainda as percepções dos índios que vivem nas cidades em relação a temas como intolerância, preconceito e discriminação.

A pesquisa foi dividida em três módulos: ouviu 52 lideranças indígenas, aferiu a opinião pública nacional, com 2006 entrevistas distribuídas em todo o país, e ainda 400 índios não-aldeados, ou em aldeias em periferias urbanas.

O primeiro módulo tem seu resultado agora publicado no livro Indígenas do Brasil (Editora Fundação Perseu Abramo), organizado por Gustavo Venturi e Vilma Bokany. O lançamento acontece no dia 28 de maio, a partir das 19 horas, na sede da Fundação Rosa Luxemburgo.

Indígenas do Brasil será lançado hoje, em São Paulo

Estão convidados para a mesa de debate a jornalista Verena Glass, o jornalista e antropólogo Spensy Pimentel, a antropóloga e professora Lúcia Rangel (a confirmar) e o ex presidente da Funai, o antropólogo Dr. Márcio Meira. O debate será mediado pela jornalista Daniela Chiaretti. O evento poderá ser acompanhado pela internet por meio das páginas das fundações: www.fpabramo.org.br e http://www.rls.org.br

Os números da pesquisa podem ser consultados aqui.

Serviço
Lançamento do livro Indígenas no Brasil: Demandas dos povos e percepções da opinião pública
Dia 28 de maio de 2013, 19 horas
Fundação Rosa Luxemburgo, rua Ferreira de Araújo, 36, Pinheiros
Transmissão online: www.fpabramo.org.br e http://www.rls.org.br