A Fundação Perseu Abramo em 2012
Em 2012, a Fundação Perseu Abramo focou seu trabalho no debate político-ideológico e no debate sobre a crise do capitalismo, o desenvolvimento no Brasil e a integração econômica, social e política da América Latina. A maior parte das ações de 2012 foram realizadas em conjunto com as secretarias nacionais e os setoriais do Partido dos Trabalhadores.
No debate político-ideológico, destaque para os temas: reforma do Estado; a reforma política e a luta contra a corrupção; debate sobre o desenvolvimento local e nacional nas eleições de 2012; a democratização da comunicação, a análise do comportamento da mídia e das redes sociais no país; o resgate da memória e da verdade sobre as graves violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, durante os dois anos de vigência da Comissão da Verdade; o combate à desigualdade de gênero, à desigualdade racial, à homofobia e todas às formas de violência, discriminação e preconceito; e a análise sobre as transformações na base da sociedade brasileira, a inclusão e ascensão social dos trabalhadores e a interpretação sobre o significado das classes sociais no país.
Principais ações realizadas
- 15 reuniões do Grupo de Conjuntura da Fundação Perseu Abramo, com a participação de especialistas, parlamentares e dirigentes do PT.
- Elaborado e executado, pela Escola Nacional de Formação, o curso de formação para os pré-candidatos às eleições municipais de 2012.
- Elaborada e publicada (online e impressa) a revista Teoria e Debate Especial Cidades, apresentando experiências petistas nas gestões municipais.
- Publicada a Revista Perseu nº 8 – com o Dossiê “Verdade e Memória na História da Esquerda” e documentos e imagens sobre o PT e as eleições de 1989.
- Pesquisa Classes Emergentes, Cultura Política e Imagem Partidária, tendo sido desenvolvido o projeto da pesquisa, realizadas reuniões com especialistas para elaboração da pesquisa, operacionalização da pesquisa com capacitação, treinamento e instrução das equipes de coleta em todo o Brasil para a realização de 3.312 entrevistas em todo o país.
- Foram feitas apresentações públicas para divulgação dos resultados da pesquisa Indígenas no Brasil – Demanda dos Povos e Percepção da Opinião Pública, realizada em parceria com a Fundação Rosa Luxemburg. Também foi organizado o livro sobre este estudo, a ser lançado em janeiro de 2013.
- Foi organizado o livro Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado, baseado nos resultados de pesquisa de mesmo nome realizada em parceria com o Sesc Nacional e Sesc SP em 2010. O lançamento está previsto para março de 2013.
- Debate sobre a crise do capitalismo, o desenvolvimento no Brasil e a integração econômica, social e política da América Latina
A Fundação também tratou de temas como as características gerais e estruturais da crise capitalista mundial; as particularidades e singularidades da manifestação atual da crise, e a disputa política, econômica e ideológica travada em torno das propostas para sua superação; impacto geoeconômico e geopolítico da crise na alteração da correlação de forças mundial;a crise e a integração latino-americana; a crise e o modelo de desenvolvimento que o PT defende para o Brasil; a Rio +20 como espaço de articulação e defesa política deste novo modelo de desenvolvimento; e a crise, o movimento anticapitalista mundial e o debate sobre a construção do socialismo.
Principais ações realizadas
- No Fórum Social Temático – Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental (preparatório para a Cúpula dos Povos, evento paralelo à Conferência Rio + 20) em Porto Alegre e Região Metropolitana, de 24 a 29/01, foram realizados debates e oficinas, em parceria com o PT (Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento), Foro de São Paulo, Fundação Maurício Grabois e Fundação Rosa Luxemburg:
. Debate Desenvolvimento sustentável: modelo alternativo na América Latina, 25/01.
. Debate Experiências governamentais de sustentabilidade social e ambiental em âmbito local e nacional, 25/01.
. Oficina Desenvolvimento e sustentabilidade: estabelecendo conexões, as políticas, a gestão e as experiências locais, 26/01, com os temas As políticas de desenvolvimento sustentável, As experiências de gestão: um olhar sobre a esfera federal e estadual e As experiências de desenvolvimento sustentável pela sociedade civil.
.Oficina Indígenas no Brasil e sustentabilidade socioambiental, 27/01.
- Na Cúpula dos Povos foram realizadas oito oficinas e um lançamento de livro na Tenda Milton Santos, Rio de Janeiro, de 15 a 23/06, em parceria com o PT (Secretarias Nacionais Agrária, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Combate ao Racismo e Juventude), Foro de São Paulo, Fundação Maurício Grabois e Fundação Friedrich Ebert:
. O agrário brasileiro e a erradicação da pobreza com sustentabilidade ambiental, em 15/06.
. As políticas de meio ambiente no Brasil e no mundo e a luta pelo desenvolvimento sustentável, em 16/06.
. A sustentabilidade ambiental e as comunidades tradicionais, em 16/06.
. Desafio geracional da juventude para o desenvolvimento sustentável, em 18/06.
. Cultura e sustentabilidade, em 18/06.
. Direito ao desenvolvimento, crise econômica e políticas de sustentabilidade, em 19/06.
. Os movimentos sociais e o desenvolvimento inclusivo com democracia e soberania nacional, em 19/06.
. A crise do capitalismo e a construção de um modelo de desenvolvimento justo e sustentável, em 21/06.
. A esquerda latino-americana e o debate sobre o desenvolvimento sustentável, em 21/06.
- Também foi lançado o livro As esquerdas latino-americanas em tempo de criar, de Nils Castro, editado pela Editora Fundação Perseu Abramo, em 21/06.
- Participação – durante o XVIII Encontro do Foro São Paulo, em Caracas, de 4 a 6/07 -, da 4ª Oficina da Rede de Fundações, Centros de Capacitação e Escolas dos Partidos do FSP, 04/07; e do 2º Seminário internacional Governos progressistas e de esquerda na América Latina e no Caribe, 05/07.
- Participação em atividades da Rede de Centros e Fundações Progressistas do Cone Sul (relacionadas em Cooperação Internacional)
Também foram realizadas as atividades:
Seminários
. Realização do seminário Política de Defesa e Projeto Nacional de Desenvolvimento, 4/06 (Brasília), organizado pelas fundações partidárias: Perseu Abramo, Maurício Grabois, João Mangabeira e Leonel Brizola-Alberto Pasqualini.
. Promoção do seminário O Modo Petista de Governar, 14 e 15/03 em São Paulo, organizado pela Liderança do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Diretório estadual do PT/SP, Coordenação dos prefeitos petistas e FPA, com apoio do Diretório Nacional.
. Apoio à realização do seminário Governança Metropolitana: desafios e perspectivas, 30/03, São Paulo, organizado pelo Instituto Lula, Diretório estadual do PT/SP e FPA.
. Apoio à realização do seminário da Juventude Negra, de 10 a 12 /05 (Ilhéus/BA), organizado pela secretaria nacional de juventude do PT, com apoio da FES.
- Foram publicadas 12 edições da revista no site e a edição Especial Cidades, digital e impressa, apresentando as experiências bem sucedidas em administrações petistas.
Memória e História/Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo (CSBH-FPA)
- Foi dada sequência ao atendimento à pesquisa no CSBH-FPA (internas e externas), à digitalização do seu acervo fotográfico que conta com cerca de 20 mil cópias fotográficas em papel (das quais o Centro não detém os direitos autorais). Foi refeita a microfilmagem do boletim Linha Direta, que possui 681 edições e cerca de 9.250 páginas. Também foi dada sequência à organização e incorporação de acervos, além de ter sido dado início às negociações, com o Instituto Lula, para o tratamento do acervo fotográfico.
Formação/Escola Nacional de Formação
- Curso para pré-candidatos(as) a vereadores(as) e prefeitos(as) nas eleições de 2012 – com etapas presenciais e online: foi organizado em 25 estados; 700 municípios estiveram representados, aproximadamente; 22 macros regiões do estado de SP realizaram o curso; 3.500 participantes nas atividades estaduais, aproximadamente; 40 mil mídias (DVDs – computador e TV) distribuídas; 1.407 pessoas acessaram o curso online em dois meses; 5 mil pessoas acessaram o portal da Escola em dois meses; 5 chats temáticos aconteceram no ambiente online do curso em dois meses, com média de 24 participantes em cada (novos chats estão sendo realizados); 17 formadores nacionais coordenaram os 47 cursos realizados.
- Jornada Nacional de Formação para o Combate ao Racismo – foi elaborada e tornada disponível no portal da ENF, com textos, linha do tempo do movimento negro e a questão racial no PT, acervo de documentos do tema, vídeos com entrevistas com militantes, entre outros. A etapa estadual começa em 2013.
- Curso para novos(as) filiados(as) – nas plenárias de formação para novos/as filiados/as serão subsidiadas pelo material elaborado pela Escola Nacional de Formação, que estará disponível no portal ENF. Foi elaborado o caderno Bem-vinda, bem-vindo ao PT! a ser distribuído para os(as) novos(as) filiados(as) em todo país; também foi produzido vídeo para apoiar as reuniões convocadas pelo diretórios municipais e elaborado o material online disponível no portal da ENF.
- Curso para prefeitos(as) eleitos(as) em 2012 – Em parceria com a Secretaria nacional de Assuntos Institucionais (SNAI)
Editora Fundação Perseu Abramo
A EFPA manteve seu ritmo de produção editorial e introduziu a produção e venda de livros para plataformas digitais (ebooks), colocando no mercado 18 livros de seu catálogo. Também foi dada enfase às promoções na loja virtual (www.efpa.com.br) e página da Editora no Facebook.
Novos títulos: Renée France de Carvalho – Uma vida de lutas, de Marly Vianna, René Louis e Ramón Peña Castro (Orgs.); As esquerdas latino-americanas em tempo de criar, de Nils Castro; Reconquistar a cidade – O conhecimento como estratégia de mudança, de Marcio Pochmann; e A crise do capitalismo e o desenvolvimento do Brasil(resultado do seminário de mesmo nome realizado pelas Fundações partidárias em 2011).
Reimpressões: O Brasil Privatizado I e II, de Aloysio Biondi; Brasil: Mito Fundador e Sociedade Autoritária, de Marilena Chaui; Introdução à Economia Solidária, de Paul Singer; Mídia: Teoria e Política, de Venício A. Lima (com novo prefácio) e Relações Internacionais – de Vargas a Lula, de Paulo Vizentini.
Reedições: Marxismo na América Latina, de Michael Löwy (revisada e atualizada) e Brava Gente, de João Pedro Stedile e Bernardo Mançano (em coedição com a Editora Expressão Popular).
Participação em eventos – destaque para a participação em eventos do mercado livreiro como a Primavera dos Livros/RJ, Bienal de Brasília, Feira dos Livros de Belém, entre outros, em eventos acadêmicos nacionais como a reunião anual da SBPC, nos seminários Paul Singer 80 anos – Trajetória Militante( USP/SP) e Governança metropolitana – Desafios, Tendências e Perspectivas; no Curso de formação política para os pré-candidatos a eleições municipais, entre outros.
Eventos de lançamento de livros: Renée France de Carvalho – Uma vida de lutas; Comunicação e cultura; Mídia: teoria e política; A educação no governo Lula e Poemas do Povo da Noite; As Esquerdas na América Latina – História, Presente, Perspectivas; As esquerdas Latino-Americanas – Em tempo de criar e Reconquistar a cidade – O conhecimento como estratégia das mudanças.
Cooperação Internacional
Fórum Social Mundial – participação nas edições do FSM em Porto Alegre/RS (temático, em janeiro de 2012 e Palestina, em novembro de 2012), com a promoção de seminários e oficinas, alguns dos quais em parceria com a Fundação Mauricio Grabois, sobre temas da atualidade.
Realização de atividades no Fórum Social Mundial Palestina Livre, Porto Alegre, 28/11 a 01/12, em parceria com Foro de São Paulo, CUT, Fundação Maurício Grabois, PT e PCdoB: seminário As esquerdas palestina e latino-americanas: paz, soberania nacional e descolonização e oficina A luta social na Palestina ocupada.
Participação da FPA/NCI no XVIII Encontro do Foro de São Paulo e nas oficinas da Rede de Fundações, Centros de Capacitação e Escolas dos Partidos do FSP em Caracas (julho de 2012).
Apoio e participação no 5º Seminário teórico PT – Partido Comunista da China, Salvador, Brasil-China – participação e apoio à realização do 5º Seminário teórico PT – Partido Comunista da China, parte do Protocolo de Cooperação entre o PT e o PCCh. Atividade promovida pela Comissão Executiva Nacional do PT e SRI/PT, em Salvador/BA, 14 e 15/08.
Participação no seminário La izquierda latinoamericana y la agenda municipal, Montevidéu, Uruguai (dentro da programação da Rede de Fundações e Centros Progressistas do Cone Sul e apoio da Fundação Friedrich Ebert(FES), em agosto de 2012.
Participação nos seminários La crisis europea, sus escenarios posibles y su incidencia en los países de América Latina, Buenos Aires, Argentina (dentro do Programa Partidos Políticos Progressistas da FES), em agosto de 2012.