Referir os 15 anos de existência da Fundação Perseu Abramo, não é cumprir um ritual de reconhecimento e homenagem. Se trata, muito principalmente, de registrar uma densa trajetória, uma busca singular, um zelo permanente, uma responsabilidade diária.

Referir os 15 anos de existência da Fundação Perseu Abramo, não é cumprir um ritual de reconhecimento e homenagem. Se trata, muito principalmente, de registrar uma densa trajetória, uma busca singular, um zelo permanente, uma responsabilidade diária.

O forte elo entre o PT e a Fundação é inseparável desde o primeiro momento. Logo, desde então, distinguir suas diferenças, funções e especificidades, era uma exigência estratégica e se não entendida, não prosperaríamos.  

Mas conseguimos um desenvolvimento consistente e substantivo. Editamos mais de 150 livros, conduzimos pesquisas, auspiciamos ciclos de debate, irrigamos – teoricamente – o universo de reflexão política e social.

A grande parte dos nossos livros foi organizada em coleções, vale lembrar, especialmente, um de nossos projetos: a coleção Brasil Urgente (fui um dos proponentes da idéia), que num período especialmente intenso do debate nacional, através da modelagem das publicações (textos curtos, livros baratos e tema candente), ganhou uma grande projeção da qual o mais notável título foi ‘Brasil Privatizado’, do Aloysio Biondi, que ultrapassou a marca de 130 mil vendidos.

Os últimos anos impactaram a trajetória ascendente da Fundação. Também esse período de transição que se vive em relação às ferramentas de comunicação exigiram e exigem ajustes permanentes no trabalho.

A força acumulada, nossas já existentes ‘tradições’, certamente nos garantirão vencer esses novos desafios.

Esperançadamente

Flavio Koutzii  

Porto Alegre, 07 de julho de 2011

*Flavio Koutzii, sociólogo, foi deputado estadual (PT-RS) e Chefe da Casa Civil do Governo Olívio Dutra. É assessor especial do governador Tarso Genro.

 

Leia também:

– A Fundação Perseu Abramo completa 15 anos, por Zilah W. Abramo

FPA 15 anos: “Uma Fundação para valer", por Ricardo de Azevedo

FPA 15 anos: "O PT tem orgulho da Fundação Perseu Abramo", por Zé Dirceu

FPA 15 anos: A Fundação Perseu Abramo e a memória do PT, por Marco Aurélio Garcia

FPA 15 anos: "Grandes debates surgem da reflexão na Perseu Abramo", por Paulo Teixeira

FPA 15 anos: "A missão da Fundação está, cada vez mais, na ordem do dia", por Markus Sokol

FPA 15 anos: "A Fundação é um elemento decisivo para nossa continuidade enquanto projeto político-partidário", por Raul Pont

FPA 15 anos: "Estamos dispostos a continuar com essa colaboração porque vemos na Fundação muita seriedade", por Danilo Santos de Miranda – SESC/SP

 

`