"Na verdade, posso dizer que sou um dos fundadores da Fundação Perseu Abramo. Participei ativamente como presidente do PT daquele sonho que Zilah Abramo e vários companheiros da direção sonharam. É uma homenagem ao companheiro Perseu Abramo e também um instrumento fantástico para o PT e à disposição da sociedade.

 Uma Fundação que já tem uma trajetória, que deixou marcas importantes no país. Não só pela produção cultural e política, mas também porque reavivou e estabeleceu relações com as outras fundações, estreitou os laços com a academia, a universidade, com intelectuais e artistas, com os movimentos sociais e populares e para dentro do PT. Foi uma nova oportunidade para os petistas, se informarem pela revista Teoria e Debate, estudarem, porque a Fundação, com suas pesquisas, deu um instrumental, por exemplo, sobre a questão da juventude para o PT se debruçar sobre ela, tirar políticas; sobre políticas públicas em geral, seja de saúde e transporte, política econômica ou externa, sobre o país, sobre a cultura.

A Fundação Perseu Abramo é uma janela do PT para a sociedade. É um instrumento fantástico de relação com os outros partidos e fundações e também a produção cultural e intelectual que a Fundação permite.

O PT precisa inclusive valorar mais a Fundação, dar mais importância e apoiá-la mais. E a Fundação também precisa se renovar, depois de 15 anos, para fazer seu balanço, vitorioso, mas de novos tempos. O mundo é outro, as demandas são outras, já estamos no terceiro governo do PT em alianças, agora com a nossa Dilma Rousseff.

Acredito que a Fundação Perseu Abramo tem que pensar no novo Brasil que está surgindo, as novas demandas do país, a nova classe média, a juventude, os novos problemas do país. Agora mesmo a pesquisa do Censo do IBGE mostra que temos um novo país, com novas demandas. A Fundação pode jogar um papel importante neste momento, principalmente no debate e na formulação de políticas e também na formação de militantes e filiados do PT, ajudando muito na formação política para dentro do partido e continuar ajudando como está, no tema da reforma política, na relação com outros partidos, com as outras fundações, para que o país avance nessa renovação institucional.

Temos muito orgulho da Fundação Perseu Abramo e só temos que comemorar seu 15º aniversário e cumprimentar todos aqueles que passaram por ela, que a dirigiram, todos e todas que lutaram por sua implantação. Parabéns Fundação Perseu Abramo!"

  
*José Dirceu, membro do Diretório Nacional do PT

 

Leia também:

– A Fundação Perseu Abramo completa 15 anos, por Zilah W. Abramo

– FPA 15 anos: “Uma Fundação para valer",  por Ricardo de Azevedo

 

 

`