Seminário Governos de Esquerda – Reflexões e transformações da América Latina e do Caribe
O seminário internacional “Governos de Esquerda e Progressistas na América Latina e no Caribe – Balanço e perspectivas” começou nesta quinta-feira (30/06) com uma grandiosa tarefa: promover a reflexão sobre as conquistas deste governos dentro de suas respectivas fronteiras para o bem estar de seus povos, e o movimento concomitante de integração destes povos latinos americanos e caribenhos, que está sendo concretizado em vários organismos formais. Promovido pela Fundação Perseu Abramo, do Partido dos Trabalhadores (PT), pela Fundação Mauricio Grabois (PCdoB) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o seminário reunirá representantes de 15 países latino-americanos e caribenhos em 10 mesas de debates, que estão distribuídas entre hoje(sexta 1º/07) e sábado (02/07) no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ, na Ilha do Fundão. Confira a programação.
Na abertura, realizada no auditório do Centro Cultural Horácio Macedo da CCMN, estiveram presentes mais de 400 pessoas. A mesa foi composta por Valter Pomar, secretário executivo do Foro de São Paulo, Nilmário Miranda, presidente da FPA, Adalberto Monteiro, presidente da Fundação Mauricio Grabois e o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira – cujo mandato terminou nesta quinta-feira.
Da esq. p/dir.: Nilmário Miranda, Valter Pomar, Aloísio Teixeira e Adalberto Monteiro
Valter Pomar, na abertura dos trabalhos, explicou que o seminário foi idealizado no Foro para iniciar essa reflexão da prática dos governos progressistas como motor para transformações profundas de modelos culturais da América Latina, além da integração para enfrentar as constantes ameaças das forças imperialistas conservadoras. Destacou ainda o papel das fundações do PT e do PCdoB na realização desta tarefa.
Adalberto Monteiro destacou, por sua vez, a convergência latente nas ações destes governos traduzidas na garantia das respectivas soberanias, baseadas na democracia pelo bem estar dos povos. Segundo ele, esses governos tem se unido numa integração solidária, em organismos como a CELAC.
Nilmário Miranda saudou as/os representantes latino-americanos na figura da brasileira Vanda Pignato, secretária de Inclusão social e primeira-dama de El Salvador. Reforçou ainda a posição dos governos progressistas latino-americanos na inversão da lógica de desenvolvimento com exclusão social, em contraponto ao que acontece na Europa, onde forças progressistas tem tomado medidas neoliberais. E finalizou destacando que as fundações FPA e FMG foram criadas para esta tarefa. Em seguida, Nilmário leu uma mensagem de saudação de Lula para os/as participantes do seminário.
Mensagem de Lula
“Companheiros e Companheiras
Parabenizo o Foro de São Paulo e as Fundações Perseu Abramo e Maurício Grabois pela iniciativa de realizar este importante seminário, em parceria com a UFRJ e a COPPE.
Nada mais pertinente e oportuno, para os povos do nosso continente, do que debater os avanços e desafios das forças progressistas, em especial no que diz respeito a suas experiências de governo.
Em nenhum outro momento de sua história a América Latina e o Caribe contaram, simultaneamente, com tantos governos progressistas. A maioria dos nossos países é governada hoje por alianças políticas lideradas pela esquerda. E o que é mais importante: alianças que têm demonstrado, na prática, não só um forte compromisso ideológico, mas também notável responsabilidade institucional e competência administrativa, promovendo reformas que mudaram para melhor a face dos nossos países em benefício dos trabalhadores e do povo pobre. A recente eleição do companheiro Humala no Peru fortalece – e muito – esse processo. Em outros países, são bastante animadoras as perspectivas de vitória da esquerda nos pleitos que se avizinham. Em suma: depois das “décadas perdidas” do neoliberalismo, a América Latina hoje é cada vez mais democrático-popular.
Tudo isso aumenta a nossa responsabilidade coletiva, obrigando-nos a pensar em profundidade o já feito e a escrutinar o futuro com rigor e criatividade. Só assim seremos capazes de aprofundar as mudanças econômicas, sociais e políticas em curso no continente, tornando-as irreversíveis.
Tenho certeza de que este seminário, cujas questões-chaves foram tão bem escolhidas e cujos debatedores estão entre as lideranças progressistas mais expressivas da América Latina, terá pleno sucesso.
Um abraço fraterno do Companheiro Lula.”
Fotos: Naldinho Lourenço
Leia mais:
– Seminário Governos de Esquerda – Os governos e os caminhos para o socialismo
– Seminário Governos de Esquerda – O imperalismo dos EUA e a crise do capitalismo
– Seminário Governos de Esquerda – Samuel Pinheiro Guimarães e a experiência brasileira
– Seminário Governos de Esquerda – Política de defesa latino-americana e política de militarização
– Governos de Esquerda: seminário destaca meio ambiente e redução das desigualdades