O Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo  (NOP/FPA) dará início à fase qualitativa da pesquisa Indígenas do Brasil entre os dias 15 e 20 de abril, durante a festa de comemoração da conquista da Terra Indígena Raposa Serra do Sol "Anna pata anna yan – Nossa Terra Nossa Mãe" Vitória dos Netos de Makunaima. A festa acontece  na comunidade indígena Maturuca, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Uiramutã, Roraima.

Quatro membros da equipe do NOP, em parceria com jovens indígenas cadastrados na CINEP (Centro Indígena de Estudos e Pesquisas)  e capacitados pela equipe do NOP, irão colher entrevistas com as lideranças indígenas selecionadas para a pesquisa e presentes no evento.

O objetivo, nesta fase, é entrevistar cerca de 40 lideranças de povos indígenas de todo o Brasil, buscando problematizar as questões relativas à discriminação das populações indígenas e aos conflitos fundiários que as envolvem, bem como os dilemas sócio-ambientais que o contraste entre suas formas de vida e os da sociedade brasileira não indígena suscitam.

As entrevistas terão um roteiro pré-estruturado e serão gravadas.

A pesquisa terá ainda uma segunda fase quantitativa, um survey nacional, composto por 2000 entrevistas com a população brasileira adulta (16 anos e mais), residente nas áreas urbanas e rurais das cinco regiões brasileiras.

Sobre a festa "Anna pata anna yan – Nossa Terra Nossa Mãe" Vitória dos Netos de Makunaima

A Festa de Comemoração da conquista da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, de iniciativa do Conselho Indígena de Roraima, está marcada para o período de 15 a 20 de abril, tem significado importante para os índios brasileiros. Será um momento para relembrar e gravar os 34 anos de luta  dos povos indígenas para fazer valer seus direitos.

São esperados cerca de 18.000, inclusive o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 19 de abril, responsável pela assinatura da homologação da reserva, em agosto de 2009. Também estarão presentes representantes de todos os povos indígenas brasileiros.

Sobre a luta pela demarcacação da Raposa Serra do Sol, leia também:

Joênia Wapichana: Sem a terra, não existem valores nem cultura – artigo publicado em 10/09/2008
Roraima – Um estado em conflito – reportagem publicada na revista Teoria e Debate nº 63 – julho/agosto de 2005
FPA reúne comunidade, academia e governo para construir pesquisa "Indígenas no Brasil" – notícia publicada em 28/01/2010

 

`