Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Fevereiro de 2010. Número 24.


Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Fevereiro de 2010. Número 24.

CSBH EM NOTAS



Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS
ESTAS OBRAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA


  Audálio Dantas. O menino Lula – A história do pequeno retirante que chegou à Presidência da República. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009. 120 p.



O livro, mais do que acrescentar tintas míticas à imagem do Presidente Lula, reconduz a história de Luiz Inácio da Silva à história de outros homens de sua geração que deixaram o Nordeste por teimarem contra a pobreza que atacava a região na época da ditadura. Nas palavras de Ricardo Kotscho, ainda que essa trajetória seja a de muitos, não deixa de ser uma narrativa quase fantástica que poderia ter saído da cabeça de Gabriel Garcia Marquez.

 

 

 

 

  Jair Pinheiro. Burocracia e poder local – o caso da gestão petista em São Paulo. São Paulo: Editora Marco Markovitch, 1998. 226 p.

 

Jair Pinheiro trabalhou na prefeitura de São Paulo durante muitos anos e possui uma larga experiência como ativista sindical de sua categoria. Neste livro, Pinheiro se debruça sobre o governo da prefeita Luiz Erundina em São Paulo elaborando um verdadeiro passo-a-passo de gestão pública municipal.

 

 

 

 

 

 


 

Ana Lúcia Pompeu. Do palanque à lei: legislação para a educação básica no governo. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Brasília, 2009. 160 p.

Resumo: "Eleito, em 2002, para o primeiro mandato presidencial de um candidato oriundo das classes trabalhadoras no Brasil, Lula levou para o poder os projetos de reformas construídos de forma popular e participativa pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e por diversas organizações e movimentos sociais. Um dos mais importantes, o da educação, demandava não apenas uma atitude de ruptura com as políticas de redução do papel do Estado e de transferência de responsabilidades da União para estados e municípios, implementadas nos anos 1990, mas, igualmente, a construção de um marco legal capaz de institucionalizar o caráter inovador das propostas."

Para mais, clique aqui:
 

 

 

OBJETIVA DO CENTRO
 
 

AS FOTOS AQUI REPRODUZIDAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

(Sem autor/ Acervo CSBH – DN/PMH)


Lula em mesa de debates que saúda novos filiados

 

(Sem autor/ Acervo CSBH – DN/PMH)


Lula em mesa de debates

 

(Lizy Leuba Sawm)


Campanha de filiação na Câmara Municipal de São Paulo

 

1980. AGORA EU SOU UMA ESTRELA
Na certidão de nascimento assim estava escrito: Em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, um domingo, às 11:30 horas, foi fundado o Partido dos Trabalhadores. A tomada do plenário captada pelas lentes do fotógrafo Juca Martins – a quem agradecemos a gentileza de permitir a utilização dessa sua imagem em nosso boletim – , no Colégio Sion, registra um retrato instigante das muitas histórias e pessoas que participaram da fundação do PT. Com o objetivo de estabelecer a lista dos presentes no momento inaugural do partido, o CSBH pede aos leitores do nosso boletim CSBH EM NOTAS e aos militantes que nos ajudem a reconhecer e a contatar as pessoas registradas por Juca Martins nesta foto:
(Juca Martins/Olharimagem)

Para ajudar na busca, confira os destaques publicados nas edições anteriores.


   As informações podem ser enviadas para [email protected]

 

CSBH em Notas - nº 24 (fevereiro de 2010)Expediente


Edição e Redação: Gláucia Fraccaro, Carlos Menegozzo, Dainis Karepovs, Melissa Lourenço Machado

Equipe do CSBH:
Aline Fernanda Maciel, Carlos Henrique Metidieri Menegozzo, Dainis Karepovs, Gláucia Cristina Candian Fraccaro, Melissa Lourenço Machado, Patrícia Rodrigues da Silva.