The Guardian revela atuação de grupos evangélicos em áreas indígenas protegidas da Amazônia

Uma investigação conjunta do jornal The Guardian e do O Globo revelou que grupos missionários estão utilizando dispositivos de áudio em territórios protegidos da floresta amazônica para evangelizar povos indígenas isolados, desrespeitando protocolos de proteção.
As imagens divulgadas, obtidas pela FUNAI, mostram aparelhos movidos a energia solar contendo mensagens bíblicas em português e espanhol. Os dispositivos foram encontrados entre membros do povo Korubo, no Vale do Javari, próximo à fronteira com o Peru.
Pouco antes da pandemia, cidadãos norte-americanos e brasileiros ligados a igrejas evangélicas foram denunciados por supostamente tentarem mapear trilhas e localizar malocas do povo Korubo com o uso de hidroaviões. O Brasil mantém controle rigoroso sobre o acesso à região justamente para proteger esses povos, que têm baixa imunidade a doenças comuns.
A reportagem reforça que o Brasil é considerado referência internacional na política de respeito à autodeterminação dos povos indígenas isolados.
