As vitórias do PT no segundo turno das eleições municipais
Principal triunfo do partido aconteceu em Fortaleza, com a eleição do candidato Evandro Leitão, que derrotou o bolsonarista André Fernandes; o partido também saiu vencedor em Camaçari (BA), Mauá (SP) e Pelotas (RS) e agora totaliza 252 prefeituras
O Partido dos Trabalhadores encerrou as eleições municipais neste domingo (27) com importantes conquistas em cidades de todo o país, fechando o pleito com 252 candidatos eleitos. Na disputa anterior, em 2020, foram 183.
Quatro dessas vitórias aconteceram no segundo turno, a mais representativa delas veio com a recuperação da capital cearense, Fortaleza, com o candidato Evandro. O PT também saiu vencedor em Camaçari (BA), Mauá (SP) e Pelotas (RS) e agora totaliza 252 prefeituras que serão administradas pela legenda a partir de 2025.
Logo após o resultado, a presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi às redes sociais para celebrar a vitória de Evandro em Fortaleza.
“Parabéns Evandro Leitão, prefeito eleito de Fortaleza, parabéns ministro Camilo Santana, parabéns governador Elmano Freitas, parabéns Zé Guimarães e toda nossa militância do PT do Ceará”, escreveu Gleisi. “Linda vitória na maior capital do Nordeste”, festejou.
Leitão também utilizou as redes sociais para agradecer aos eleitores pelos votos que recebeu. “De todo o meu coração, agradeço a cada um e cada uma de vocês que confiaram, que lutaram e sonharam junto”, destacou. “Essa vitória é nossa, do povo de Fortaleza, que acreditou na união e na esperança. Nossa cidade segue uma cidade que olha pro futuro e que defende a democracia”.
Gleisi também se manifestou sobre as três candidaturas vitoriosas, reconhecendo como o partido e a militância enfrentaram, com garra, “a mentira e a violência da extrema direita”.
Demais cidades
Em Camaçari, Luiz Caetano foi eleito pela quarta vez prefeito do município, que contou com o apoio presencial do presidente Lula na reta final da campanha. “Viramos a chave e vai ter mudança de verdade, sim”, postou Caetano, após a confirmação da predileção do eleitor por sua candidatura.
O resultado também foi festejado pelo presidente do PT da Bahia, Éden Valadares. “Vitória da verdade sobre a mentira, da liberdade sobre a opressão, uma vitória com a cara e a cor do PT”, destacou Éden.
Fernando Marroni também ganhou a disputa local em Pelotas (RS). Servidor público civil aposentado, Marroni já foi prefeito do município entre 2001 e 2004.
Já em Mauá, Marcelo Oliveira garantiu a reeleição a mais quatro anos à frente da prefeitura. “Teremos os melhores quatro anos na cidade de Mauá”, prometeu Oliveira, em vídeo em suas redes sociais.
Balanço
Em balanço sobre o resultado das eleições, a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) , ressaltou a força do partido com sua militância aguerrida e resiliente e candidaturas comprometidas.
Quatro anos depois de conquistar 183 prefeituras, o PT administrará 252 cidades a partir de 2025. Nas câmaras municipais, o partido elegeu 550 representantes a mais que em 2020, com total de 3.118 vereadores vitoriosos em todo o país. Um crescimento significativo num contexto de intensos ataques com mentiras e violência por parte da extrema direita.
Além de Leitão, eleito em Fortaleza, Gleisi se dirigiu aos outros vitoriosos: “Parabéns, companheiros Marcelo Oliveira, prefeito reeleito de Mauá, Caetano e Marroni, companheiros eleitos em Camaçari e Pelotas neste domingo. Vitórias expressivas do PT, com a garra da nossa militância neste segundo turno, enfrentando a mentira e a violência da extrema direita em campanhas que contaram, mais uma vez, com a garra da nossa militância”, declarou.
A presidente da legenda destacou ainda a importante ampliação da base para a disputa em 2026. “Cada um e cada uma de nós sai dessa campanha com o compromisso de seguir lutando por nosso objetivo maior, que é construir um Brasil melhor e mais justo, reelegendo o presidente Lula em 2026”, destacou a presidenta em vídeo postado em seu perfil na rede Instagram.
Ao agradecer e parabenizar a militância, destacou que “mais uma vez foi a luta com uma garra extraordinária”, e cumprimentou os candidatos e candidatas que “levantaram essa bandeira e fizeram o justo combate nas eleições”.
Ainda na mensagem publicada em sua rede após os resultados do segundo turno, Gleisi analisou as conquistas do partido num contexto bastante adverso, como em São Paulo.
“Enfrentamos mais uma vez máquinas poderosas do poder político e mentiras deslavadas, especialmente em São Paulo, onde o governador do estado, em desespero com o crescimento de Boulos e Marta nas pesquisas, fez uma armação criminosa no dia da eleição. Boulos foi corajoso e não arrefeceu em nenhum momento nessa campanha”, reconheceu.
Vereadores por todo o Brasil
Os 3.118 vereadores eleitos em 6 de outubro confirmam a força do PT e seu processo de recuperação e expansão que teve início em 2022 com a eleição do presidente Lula.
Em votos totais, o PT atingiu 7.365.428 de votos em 2024, 1.716.794 votos a mais que em 2020, quando registrou 5.648.634 votos.
O partido terá representantes nas câmaras municipais em todos os 26 estados e ampliou de 49 para 61 o número de vereadores e vereadoras nas capitais.