O parlamentar petista e candidato conhecido como Leonel de Esquerda sofreu lesões e se recupera. O diretório estadual do PT no Rio de Janeiro pede a cassação de Amorim

Violência política: no Rio, candidato petista é agredido 
O parlamentar petista e candidato conhecido como Leonel de Esquerda sofreu lesões e se recupera. O diretório estadual do PT no Rio de Janeiro pede a cassação de Amorim

O candidato a vereador da cidade do Rio de Janeiro, Leonel de Esquerda (PT), foi espancando na manhã deste domingo (1) durante uma confusão com o candidato à prefeitura pelo União Brasil, Rodrigo Amorim, deputado estadual. O episódio ocorreu na Praça Varnhagen, na Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. 

O candidato petista foi agredido por cabos eleitorais de Amorim, e precisou ser hospitalizado com fraturas no nariz e na boca. O parlamentar do UB negou as agressões e disse que foi vítima de calúnia. Os dois prestaram queixa na Polícia Civil, que investiga o caso.

Entenda

O candidato do PT estava distribuindo material de campanha na região, e o deputado estadual participava de um ato de campanha de adesivação de seu irmão, o vereador candidato a reeleição Rogério Amorim.  O petista teria começado a filmar o deputado estadual, chamando-o de ladrão e miliciano. Amorim reagiu chutando o seu celular. Ao tentar recuperar o aparelho, o Leonel foi agredido.

PT se posiciona em nota 

“O Partido dos Trabalhadores vem a público denunciar a violência, política e física, contra um de seus candidatos e cobrar das autoridades providências imediatas e punição aos responsáveis”, diz o texto divulgado pela comunicação oficial do Partido dos Trabalhadores no dia 1 de setembro. 

Confira a íntegra da Nota do Partido dos Trabalhadores:

“Nota pública de repúdio: mais um ato de violência contra candidato do PT

O Partido dos Trabalhadores vem a público denunciar a violência, política e física, contra um de seus candidatos e cobrar das autoridades providências imediatas e punição aos responsáveis.

Neste domingo (1), Leonel de Esquerda, candidato do PT a vereador no Rio de Janeiro, foi agredido violentamente por Rodrigo Amorin, candidato a prefeito pelo União Brasil, e integrantes de sua campanha na Praça Varnhagen, na Tijuca (RJ).

Leonel de Esquerda encontra-se hospitalizado e o Boletim Médico ainda não foi divulgado.

Reafirmamos nossa solidariedade aos familiares e ao nosso companheiro e cobramos da Justiça a punição exemplar para que novos atos de violência não sejam realizados e que o processo eleitoral brasileiro, modelo para o mundo, garanta a vontade popular e pluralidade de escolhas.

Gleisi Hoffmann, Presidenta Nacional do PT

Comissão Executiva Estadual do PT-RJ