O CSBH, localizado na sede da Fundação Perseu Abramo,  é responsável pelo acervo histórico do Partido dos Trabalhadores 

Documentação e memória: Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH) ultrapassa 70 mil arquivos digitais
Fotos: Reprodução Acervo CSBH

Da ata de fundação do Partido dos Trabalhadores a imagens clássicas de Lula durante as greves do ABC. De cartazes emblemáticos criados para campanhas realizadas nos últimos 40 anos à atuação dos setoriais e  secretarias, tais como Combate ao Racismo e Mulheres. Graças ao trabalho realizado pelo Centro de Documentação e Memória Política Sérgio Buarque de Holanda (CSBH), da Fundação Perseu Abramo (FPA), qualquer pessoa pode consultar estes e outros registros de maneira rápida e eficiente. 

Mas não só. Para garantir a preservação de todo o material, a equipe do Centro de Memória trabalha de forma permanente para disponibilizar online a documentação do acervo. Já digitalizou mais de 50 mil itens iconográficos (fotos e cartazes), e cerca de 20 mil documentos, como resoluções de Encontros e Congressos do PT, Programas de Governo, jornais, e outras passagens importantes do partido. 

Para Elen Coutinho, diretora da FPA e responsável pelo Centro, salvaguardar, disponibilizar para pesquisas e difundir a memória do Partido dos Trabalhadores e das pessoas que construíram seus 44 anos de história é o coração do trabalho no CSBH.

“Dar visibilidade à memória das lutas por justiça, igualdade e direitos no Brasil constitui o compromisso diário do trabalho no CSBH. Essa é uma memória viva, síntese de uma diversidade de lutas que tem transformado o Brasil em um país melhor para o seu povo”, afirmou.

A digitalização tem, ainda, a função de organizar o acervo a partir das secretarias nacionais do Partido, tais como LGBTQIA+, Combate ao Racismo, Sindical e Mulheres etc. Quem pesquisar por temas referentes a estas pastas irá encontrar o que tem sido chamado de repertórios virtuais: pequenas exposições do material disponível para facilitar a consulta de quem procurar o CSBH. 

O CSBH também recebe documentação relacionada ao Partido dos Trabalhadores. Um dos materiais recebidos recentemente foi o acervo do ex-presidente do PT, Luiz Gushiken, em processo de tratamento técnico.

Não menos importante é a produção de conteúdos para difusão da memória e do conhecimento, como exposições, aulas públicas, seminários, ciclos de debates, seminários, além da publicação do #tbt nas redes sociais da FPA. O CSBH também publica livros que podem ser baixados de maneira totalmente gratuita no site. 

Como consultar 

Para consultar o acervo, é preciso acessar o Sistema Integrado de Acervos no site da FPA. Nele haverá cinco opções de consulta: Acervos, onde se encontra toda documentação histórica do acervo mencionada acima; Ação Institucional, referente aos documentos dos governos Lula e Dilma entre 2003 e 2016; Memória da Militância, seção destinada ao público para doação de documentos; e o Banco de Políticas Públicas e de Projetos Municipais e Estaduais e Base de Dados, onde estão disponíveis documentos sobre as políticas públicas realizadas nas gestões petistas no âmbito municipal e estadual.

`