O ex-líder sindical e ex-deputado estadual Clodesmidt Riani, 103 anos, faleceu na última quinta-feira Juiz de Fora, cidade mineira da Zona da Mata. Riani havia sido hospitalizado aproximadamente quinze dias antes devido a uma pneumonia e morreu por complicações da infecção

Morre Clodesmidt Riani, incansável militante do povo trabalhador

Considerado uma das lideranças sindicais brasileiras mais importantes do século 20, Clodesmidt Riani teve atuação protagonista no cenário político e sindical do país durante as décadas de 1950 e 1960, tornando-se um ícone do movimento de trabalhadores.

Clodesmidt Riani foi eleito deputado estadual em Minas Gerais pelo Partido Trabalhista Brasileiro, o extinto PTB, em 1962, e ficou conhecido por ser um dos três parlamentares de esquerda que tiveram seus mandatos cassados (na Assembleia Legislativa de Minas Gerais) pela ditadura militar no pós-golpe, logo no início do longo período, em 8 de abril de 1964. 

Acusado e condenado por “subverter a ordem social”, foi preso político por um ano e sete meses – uma redução da pena de 17 anos sentenciada inicialmente a ele e aos colegas de parlamento Sinval Bambirra (1933-2003), eleito pelo PTB, e José Gomes Pimenta, o Dazinho (1923-2007), que se elegeu pelo Partido Democrata Cristão (PDC).

“Numa noite recebemos a visita de um major do Exército, juntamente com um investigador de apelido Coice de Mula – ele era um dos que mais espancavam os presos. Entraram na cela do amigo Sinval Bambirra e o espancaram tanto até romper o tímpano. Vi quando ele foi retirado todo ensanguentado. Posteriormente foi a vez de José Gomes Pimenta, o espancaram muito também. Ouvíamos os gritos dele e o barulho das pancadas. Chegou a minha vez, eles me retiraram da cela, não me espancaram, mas o Coice de Mula me agredia verbalmente e aos gritos dizia que eu não tinha jeito…”, relatou Clodesmidt Riani em depoimento à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), décadas mais tarde. 

Presidente Lula se manifestou com pesar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva postou nota de pesar, na tarde desta sexta-feira, 5, pela morte do mineiro Clodesmidt Riani. 

“Soube, com pesar, do falecimento do companheiro e líder sindical Clodesmidt Riani aos 103 anos. Clodesmidt foi deputado estadual por Minas Gerais, perseguido e teve seu mandato cassado pela ditadura. Ele foi líder do Comando Geral dos Trabalhadores que protagonizou a conquista do 13° salário, sendo grande referência na luta por direitos dos trabalhadores e da democracia. Meus sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de luta de Clodesmidt Riani”, escreveu Lula em suas redes sociais. 

Nascido em Rio Casca (MG), Clodesmidt Riani começou sua trajetória no movimento sindical em Juiz de Fora, após ter trabalhado na antiga Companhia Mineira de Eletricidade. Ele se tornou líder da categoria na cidade e progrediu em sua carreira na política sindical.