O ENPTEX é uma oportunidade de “criar um bloco com estratégias e objetivos próprios convergentes”, destaca Lilian Gonçalves, coordenadora do Núcleo do PT de Madri

A Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores promoveu o VI Encontro dos Núcleos e Petistas no Exterior, ENPTEX, organizado pelos Núcleos de Madri, Portugal, Galícia, Barcelona e Valência. O Ato Solene de Abertura terá a participação virtual da Presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, do Secretário de Relações Internacionais, Romênio Pereira e do Paulo Okamotto, Presidente da Fundação Perseu Abramo. Na sequência, acontece um Debate de Conjuntura Nacional e Internacional. As atividades do primeiro dia se encerram com uma Mesa sobre Migração, Trabalho, Emprego e Renda. 

Para atender a amplitude geográfica de participação, o encontro conta com delegados e observadores virtuais, o que garantirá a presença online de países como Austrália e China. No sábado acontecem os debates dos grupos de trabalho (GT) e no domingo, a redação da “Carta de Madri”. O documento será apresentado no próximo Congresso do PT com proposta de atuação partidária e desenhos de políticas públicas para brasileiros emigrados.

Petistas no exterior se reúnem em Madri para ENPTEX

História de resistência

Os Núcleos do PT no exterior surgiram a partir dos anos 1990 para aglutinar filiados e simpatizantes brasileiros no país em que residem, auxiliando a organização em ações e atividades locais de interesse partidário. Até o momento, são entidades únicas na política brasileira, um dos poucos exemplos no cenário global. 

O I Encontro dos Núcleos do PT no Exterior foi realizado em Lisboa, em dezembro de 1996. Em 2008 e em 2007, respectivamente, também em Lisboa, realizaram-se o II e III ENPTEX. Londres, em 2011, sediou o IV Encontro. Em 2013, Havana foi a casa do V ENPTEX levando o evento para os países caribenhos e latino-americanos. O papel dos militantes no exterior foi importante para denunciar ao mundo os atos antidemocráticos que tomaram o Brasil de assalto desde 2016, com o Golpe à Presidenta Dilma e a posterior prisão do Presidente Lula, em 2018. Foram anos de resistência e construção que trouxeram um resultado eleitoral surpreendente nas eleições de 2022. O PT teve uma das maiores votações no exterior, o que garantiu a vitória ao Presidente Lula em 58 países, com 51.3% dos votos. Atualmente, o PT possui mais de 2.700 filiados fora do território nacional, o maior partido organizado fora do Brasil.

Os Núcleos do PT estão organizados nas seguintes localidades: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica (Bruxelas), China (Pequim e Xangai), Madrid (Espanha), Barcelona, Valência, Galícia, Bilbao (La Rioja, Navarro e País Basco), Estados Unidos da América – Costa Leste e Canadá (Atlanta, Boston, Chicago, Hartford, Nova York, Washington, Ottawa, Montreal, Toronto), Estados Unidos da América (Miami), França (Paris), Lille (França), Irlanda (Dublin), Itália (Bolonha e Milão), Itália (Roma), Portugal (Lisboa, Porto, Coimbra e Faro), Reino Unido (Londres e Glasgow), Suécia (Estocolmo), Caiena (Departamento Ultramarino da Guiana / França).•