O PT denunciou na última semana a tentativa da extrema-direita de tentar criminalizar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e da Reforma Agrária. Deputados radicais do bolsonarismo têm tentado transformar a CPI da Reforma Agrária num instrumento de extermínio daqueles que lutam pela democratização.

Falando em nome da liderança do governo na Câmara, o vice-líder e deputado Alencar Santana (PT-SP) reconheceu a importância do MST como um instrumento de promoção da reforma agrária no país. “Atacar e criminalizar o MST é uma tentativa de atacar todos os movimentos sociais, por isso tomem cuidado”, destacou.

“Essa CPI não tem fato determinado, não tem objetivo definido e vai costurando de acordo com as circunstâncias”, denunciou o deputado Valmir Assunção (PT-BA). “O que vocês (bolsonaristas) querem é perseguir e criminalizar, porque não estão preocupados com a situação dos mais pobres”.

Um exemplo da falta de rumo da maioria bolsonarista na CPI – comandada pelos deputados Luciano Zucco (Republicanos-RS) e Ricardo Salles (PL-SP) – é a insistência em votar um requerimento para convocar o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. “Tenho a compreensão que vocês não querem tentar atingir Rui Costa, mas o governo Lula, a esquerda e os movimentos sociais. Por isso vocês utilizam essa CPI como um circo para lacrar nas redes sociais”.criticou. •

`