O Brasil colhe bons resultados com a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O desemprego está em queda. Em abril, na comparação com o mês anterior, a população no mercado de trabalho brasileiro apresentou a quarta expansão consecutiva, com 99,2 milhões de pessoas. A taxa de desocupação, que mantinha relativa estabilidade em torno de 8,5%, voltou a recuar com mais força no último bimestre.

Por conta disso, a taxa de desocupação dessazonalizada, calculada mensalmente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atingiu 8%, menor índice dos últimos oito anos. A taxa é medida pelo Ipea a partir de dados da série trimestral da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A melhora de algumas variáveis ligadas aos rendimentos, subocupação e desalento confirmam esse cenário mais otimista para o mercado de trabalho.

Em abril, na comparação com o mês anterior, a população ocupada apresentou a quarta expansão consecutiva, com aproximadamente 99,2 milhões de pessoas. “Adicionalmente, enquanto a ocupação formal registrou crescimento médio interanual de 3,2%, no último trimestre, encerrado em abril, a população ocupada informal apresentou retração de 0,6%, nessa mesma base de comparação”, aponta o Ipea. •  Agência PT

`