O novo livro do professor Kerry Brown observa a loucura de projetar valores ocidentais e uma visão de mundo maniqueísta na civilização e tradição muito diferentes da China. Mas, independente do que pensa o Ocidente, a grande nação asiática está aí a desafiar o senso comum

Scott Foster | Asia Times

A China é a número um

As três principais coisas sobre a China que precisamos ter em mente são que o país é forte, não fraco; tornou-se uma potência marítima; e seus valores são diferentes daqueles do Ocidente e não necessariamente o que a Europa e a América pensam que são. “Quando estamos discutindo qualquer coisa a ver com a República Popular da China no contexto contemporâneo, portanto, esses três fatores são bons pontos de partida”, escreve Kerry Brown.

Ele é professor de Estudos Chineses e diretor do Lau China Institute no King’s College, de Londres, no primeiro capítulo de seu novo livro, “China Incorporated: The Politics of a World Where China Is Number One (em tradução livre: “China Incorporated: a política de um mundo onde a China é a número um”), encontrado aqui no site da Amazon.

O título nos lembra de Japan Inc, as palavras usadas para descrever a combinação de política industrial e mercantilismo do Japão desde os anos 1980. E também “Japan as Number One: Lessons for America”, o popular livro de Ezra Vogel publicado em 1999, encontrado na Amazon. O livro de Brown ainda tem um capítulo intitulado “The Enigma of Chinese Power” (O enigma do poder chinês), que ecoa o de Karel Van Wolferen “The Enigma of Japanese Power: People and Politics in a Stateless Nation”, publicado em 1990 (“O Enigma do Poder Japonês: Povo e Política em uma Nação sem Estado”), disponível na Amazon, aqui.

Mas o livro não explica as políticas industriais e comerciais chinesas; não nos diz o que o Ocidente pode aprender com a rápida modernização da China; e certamente não é sobre o que o escritor imagina ser o centro político oco de uma grande potência econômica. Em vez disso, Brown examina a questão mais importante de como a incompreensão ocidental do pensamento chinês sobre o papel do governo e das relações internacionais ampliou o problema de lidar com uma civilização diferente que se tornou grande e forte o suficiente para rejeitar nossas críticas e recuar.

O mal-entendido tem raízes históricas, culturais e políticas, mas fundamentalmente pode ser atribuído à visão de mundo universalista e maniqueísta (bem contra o mal) do que Brown chama de Ocidente Iluminista – e a projeção dessa atitude em uma civilização que não compartilha a mesma história.

“A distinção da história intelectual e cultural dos habitantes do espaço agora ocupado pela República Popular da China é inegável”, escreve Brown. “Em termos de linguagem, modos de governança, comportamento econômico e visão fundamental sobre como o mundo funciona e como a sociedade deve ser moldada, a tradição chinesa é longa, complexa e às vezes (mas nem sempre) contrastante com aquela que criou a Europa e a América do Norte de hoje”.

E continua: “A propensão da Europa Ocidental tem sido manter a convicção, pelo menos até as últimas décadas, de que existe uma visão final, verdadeira e unificadora do mundo”. Por outro lado, “no mundo chinês onde se privilegiou uma noção de harmonia no abstrato, o foco foi aceitar diferentes tipos de pontos de vista e convicções para diferentes espaços e ocasiões”.

Brown aponta: “O resultado é uma visão de mundo sincrética – uma que no século 21 continua a intrigar e fascinar por causa da capacidade dos chineses modernos de colocar o capitalismo ao lado do socialismo, enquanto sob Xi Jinping parece ter orgulho do confucionismo, além de ter tantos quantos 200 milhões de budistas em várias seitas e cerca de metade desse número de cristãos”.

Essa descrição vai de encontro à aversão dos políticos democraticamente eleitos à ditadura de partido único e ao alarme americano sobre a subversão percebida ou potencial dos Institutos Confucius, Huawei ou qualquer outra organização chinesa sob a influência do Partido Comunista.

Brown não se debruça sobre a natureza do Partido Comunista, mas aponta que os institutos Confúcio costumam ser seus piores inimigos e que a Huawei, devido à sua posição de liderança no setor de telecomunicações e ao ambiente legal em que opera, nunca será livre de suspeitas.

Afinal, a Lei de Inteligência Nacional da China estipula que “todas as organizações e cidadãos devem apoiar, auxiliar e cooperar com os esforços de inteligência nacional de acordo com a lei e devem proteger os segredos do trabalho de inteligência nacional de que tenham conhecimento”.

Combinado com o rápido crescimento de seu poder militar, incluindo o alcance cada vez maior de sua marinha, os investimentos globais em infraestrutura da Iniciativa do Cinturão e Rota, alegações de hacking e as questões polêmicas do Mar da China Meridional, Taiwan e Xinjiang, isso torna a China para “um grande número de políticos americanos e europeus… não apenas um problema, mas o problema”.

O problema com este problema é a sua ambiguidade. Os militares chineses nunca usaram mais do que uma fração de seu poder. Nenhuma evidência clara de vigilância por meio de equipamentos de telecomunicações chineses foi fornecida publicamente. Os motivos e capacidades estão lá, mas não há nenhuma arma fumegante.

Quanto ao Cinturão e Rota, que os críticos consideram uma combinação de diplomacia da armadilha da dívida e ameaça estratégica, Brown pergunta: “Quanto tempo mais teremos que esperar até vermos a mão de Pequim totalmente exposta? E se, no final, tudo fosse realmente comercial?”

Durante séculos, o Ocidente trabalhou para refazer o mundo à sua própria imagem. Sua mente iluminista acha lógico concluir que os chineses estão tentando fazer o mesmo, independentemente da doutrina chinesa de não interferência nos assuntos de outros países (rejeitada como ambígua por um lado e como apoio sem princípios a ditadores por outro), e sua exclusividade cultural.

Oficiais militares e de segurança nacional ocidentais optam pelo pior cenário, enquanto muitos políticos favorecem uma narrativa simples de comunistas perversos oprimindo o bom povo chinês. Mas, como Brown escreve, “uma coisa se destaca – a complexidade das questões que a China coloca, apenas sendo ela mesma e fazendo o tipo de coisa que faz como um ator de seu tamanho e alcance.

“A complexidade por si só é um grande problema, e um problema que o Iluminismo Ocidental em particular, com seu amor por estruturas ordenadas e teorias organizadas abrangentes, claramente abomina. A China perturba a epistemologia do Ocidente – ela viola as noções de que o universalismo é universal”.

Se a prosperidade econômica depende da existência de um governo multipartidário e do Estado de Direito ao estilo ocidental ou inevitavelmente os traz em seu rastro, isso leva a: 1) China explicação número um – Estamos certos; A China está realizando um grande golpe; e 2) Explicação número dois da China – a China precisa se democratizar.

Caso contrário, a China entrará em colapso. Mas não desmoronou desde que o livro de Gordon Chang, “The Coming Collapse of China” — disponível na Amazon — foi publicado em 2001 e Brown agora não espera que desmorone tão cedo. Em vez disso, dentro de uma década, “a maior economia do mundo poderia muito bem ser um país asiático sob um governo comunista”. Se e quando isso acontecer, o Ocidente provavelmente será um mau perdedor, zangado e frustrado. Na verdade, já está fazendo tudo o que pode para desacelerar a China e evitar esse resultado.

“Ao mesmo tempo, a China está certamente mais frustrada e irritada do que nunca com o mundo exterior. Isso atingiu um nível de intensidade tal que houve uma resposta política formal: ‘Dupla Circulação’ – uma estratégia aos olhos de muitos chineses para simplesmente obter ocidentais queixosos, resmungões e doloridos, perdendo com suas mídias sociais tóxicas, seus sistemas políticos malucos, sua moralização, ignorância e arrogância, nas costas da China”, escreve Brown.

A Dupla Circulação é uma política econômica que prioriza o consumo interno (circulação interna), mas permanece aberta ao comércio e investimento externos (circulação externa). A dependência das exportações deve ser reduzida enquanto a independência tecnológica é alcançada por meio da inovação. É uma resposta às sanções e ao protecionismo ocidentais, uma espécie de dissociação reversa ou redução do risco que é menos ideológica e mais pragmática.

Brown espera que o pragmatismo também se consolide no Ocidente. Ele afirma que, “quer abracemos ou não gostemos da China como ela é politicamente hoje, não temos escolha a não ser reconhecer que ela está lá e que é como é”. E aponta: “Nem todos acordaremos amanhã, como protagonistas de algum filme de fantasia, e descobriremos que a China não existe mais, ou que ela se transformou magicamente para se tornar um lugar de que realmente gostamos e nos sentimos próximos. Podemos nos consolar com o pensamento associado de que exatamente o mesmo ao contrário se aplica à China”.

Há muito mais neste livro, que é informado pelos 30 anos de experiência do autor na China, onde trabalhou em educação, negócios e como diplomata. Ele é autor de mais de 20 livros sobre a China. •

Tradução de Olímpio Cruz Neto