Programa “Conversa com o Presidente” estreia na internet antecipando o lançamento de um grande programa de obras para o desenvolvimento econômico do Brasil a partir de julho

O presidente Lula voltou a falar diretamente ao povo brasileiro. Em formato híbrido de podcast e live, o programa “Conversa com o Presidente” estreou na terça-feira, dia 13, às 8h30. Para conversar com Lula, foi escalado o jornalista Marcos Uchôa, ex-Rede Globo. Com duração de meia-hora, o programa iniciou com o que Uchoa anunciou como uma conversa “leve”.

Neste primeiro episódio, Lula falou dos seus primeiros seis meses de mandato, completados no dia da gravação do programa (1º de junho), e anunciou o novo PAC: “A gente resolveu recriar essas políticas públicas, para, a partir de 2 de julho, lançar um programa de grandes obras de infraestrutura em todas as áreas.”

No videocast, Lula também falou das dificuldades que enfrentou ao voltar ao Planalto: “Dia 1º de junho fez seis meses que começamos a governar o país. E eu acredito que nós trabalhamos mais do que em qualquer momento da nossa história porque encontramos um país destruído e temos que reconstruir”. 

De acordo com as medições de audiência disponíveis, “Conversa com o Presidente” atingiu cerca de 6 mil acessos simultâneos. Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, a conversa que foi ao ar no dia 13 é o primeiro episódio de uma série de lives que Lula pretende fazer para divulgar as medidas mais importantes de seu governo. Sem ainda conseguir definir regularidade, a ideia é que as conversas aconteçam sempre pela manhã.

O resultado desse primeiro episódio foi considerado positivo. Pimenta, em suas redes sociais, agradeceu os comentários e críticas e afirmou: “Hoje foi um dia muito importante aqui na Secom. Fizemos o primeiro episódio do videocast Conversa com o presidente com Lula, na companhia do excelente Marcos Uchôa. Vamos estar cada dia mais próximos do povo brasileiro, nas redes sociais, na tevê, nas rádios e nos veículos de imprensa, levando informação e abrindo espaço para ouvir e conversar com vocês”.

Uchoa comentou no Twitter, logo depois de encerrado o programa: “Muita gente não tem tempo pra acompanhar o noticiário e ali se pode ter uma noção do que o governo faz e pretende. Esse primeiro programa tinha um jeito de apresentação e de balanço desse início de mandato. Os próximos vão refletir mais os temas da semana. E vamos depois criar uma maneira de receber perguntas do público para que o Lula responda diretamente. Muito bom um presidente que respeita o trabalho dos jornalistas”.

Conversa com o Presidente é um projeto da Secretaria de Comunicação e da EBC desde abril deste ano, quando se completaram os 100 dias de mandato. Além do programa, cujo formato ainda precisa de ajustes, Lula iniciou ainda uma série de entrevistas para rádios, sempre pela manhã. •

`