Na mensagem ao congresso, Lula propõe diálogo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou na quinta-feira, 2, Mensagem ao Congresso, entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e lida na sessão solene de abertura do ano legislativo pelo deputado Luciano Bivar (União-PE).
Lula reafirma que a reconstrução do Brasil exige o compromisso do governo federal com a geração de emprego e renda, assim como a retomada do investimento público.
Daí que ele manifesta confiança no diálogo, parceria e confiança mútua, assim como aposta que a união dos esforços para reconstruir o Brasil irá mover as relações entre o Executivo e o Legislativo nos próximos quatro anos.
Na mensagem, o presidente lembra que o Congresso deu duas demonstrações de compromisso com o povo, com a aprovação da PEC do Bolsa Família, que excluiu do teto de gastos os R$ 145 bilhões necessários para o pagamento do novo benefício. E com a reação firme e determinada aos atos terroristas de 8 de janeiro. “O Senado Federal e a Câmara dos Deputados se levantaram contra a barbárie cometida pela tentativa de golpe”, disse.
Lula ainda reafirma no documento o seu compromisso na defesa e no fortalecimento da democracia brasileira, dando resposta legal às tentativas de terrorismo e de violência. E reitera sua convicção na rejeição da violência pelo povo brasileiro, que deseja sim “estudar, trabalhar, cuidar da família e ser feliz”. •