No Japão, presidente participa do encontro dos sete países mais ricos do mundo e promove reuniões bilaterais. Zelensky pediu audiência com o mandatário brasileiro para tratar da guerra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua a sua maratona internacional reapresentando o Brasil como um líder global e que disposto a promover a reaproximação com outras nações. Depois de uma longa viagem ao Japão para participar do encontro de Cúpula do G7, em Hiroshima, Lula teve intensa agenda de encontros oficiais com líderes de seis países e do secretário-geral da ONU, Antônio Guterres.

É a sétima vez que Lula participa da Cúpula do G7. As seis primeiras ocorreram nos dois primeiros mandatos, entre os anos de 2003 e 2009. Durante a cúpula de Hiroshima serão abordados temas como segurança alimentar, os problemas causados pela inflação e o alto endividamento das nações em desenvolvimento, ações de combate às mudanças climáticas, fortalecimento do sistema mundial de saúde e a guerra na Ucrânia.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu um encontro com o brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ideia é ter uma reunião bilateral e falar sobre a guerra na Ucrânia. O encontro ainda não havia sido confirmado até o fechamento desta edição. Mas Lula realizou a primeira reunião bilateral com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, do Partido Trabalhista, ainda na sexta-feira, 19. Os dois líderes conversaram sobre as preocupações causadas com as mudanças nas condições de trabalho.

No encontro com o primeiro-ministro da Austrália, o líder brasileiro comentou a experiência da Espanha para reduzir a instabilidade que estava limitando a produtividade do país, sobre o constante contato entre o Ministério do Trabalho do Brasil com a contraparte da Espanha, principalmente para ampliar o direito desses trabalhadores de aplicativo. Falaram sobre o êxito da reforma trabalhista na Espanha, que obriga as empresas de entrega a abrir o algoritmo dos trabalhadores para deixar mais transparente a forma como o entregador é avaliado.

O presidente ainda teve encontros com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida; o presidente da Indonésia, Joko Widodo. No sábado, Lula fez mais uma reunião bilateral, desta vez com o presidente da França, Emmanuel Macron. •

`