Tom Verlaine salta no além
Guitarrista fundador da banda Television morre aos 73 anos em Nova York. Ele foi uma das grandes influências do rock
Os fãs do rock estão de luto e cheios de dor. Tom Verlaine, vocalista, compositor e lendário guitarrista da banda nova-iorquina Television, morreu aos 73 anos. A morte do músico foi anunciada por Jesse Paris Smith, filha de Patti Smith. Ela declarou que Verlaine morreu “após uma breve doença”. O sobrenome artístico do músico, que nasceu Thomas Miller, em Denville, Nova Jersey, foi inspirado no poeta simbolista francês Paul Verlaine.
O guitarrista começou a estudar piano ainda muito jovem, mas mudou para o saxofone depois de ouvir um disco de Stan Getz. Durante a adolescência, começou a tocar guitarra depois de ouvir o hit de 1966 dos Rolling Stones, “19th Nervous Breakdown”.
Junto com Richard Hell, formou em 1972 o grupo Neon Boys. Além dos dois, a banda incluía o baterista Billy Ficca. Em março de 1973, o trio se relançou agora batizado de Television, tendo Richard Lloyd como segundo guitarrista. O primeiro show ocorreu em março de 1974. No ano seguinte, Hell deixou a banda e eles lançaram seu primeiro single com Fred Smith substituindo Hell.
Verlaine, que era o vocalista da banda e fez a maior parte das composições, namorava a poetisa e musicista Patti Smith quando ambos faziam parte da cena punk emergente de Nova York. Eles colaboraram entre si muitas vezes ao longo dos anos.
Television lançou dois álbuns: “Marquee Moon” e “Adventure”. Apesar da baixa vendagem, os dois discos são considerados obras-primas. “Marquee Moon” é uma das pedras de fundação do punk rock, exercendo enorme influência sobre gerações de músicos. O estilo de guitarra de Verlaine, que soa único, virou uma escola e pode ser ouvido em bandas como Razorlight, Pavement, Strokes e Sonic Youth. •