Livro lançado pela Perseu Abramo traz entrevistas da ‘Focus Brasil’ com 13 personalidades da vida pública nacional que estão na linha de frente da luta da oposição ao governo do nefasto

 

 

Para muitos de nós, 2016 é considerado o ano que nunca terminou. Um terrível pesadelo que persiste, mesmo quando estamos acordados. O ano que entra para o calendário como o momento inicial de destruição, não só da democracia do país e dos mais de 54,5 milhões de votos desrespeitados pelo golpe.

Uma patranha armada contra a presidenta Dilma Rousseff e, principalmente, contra direitos e conquistas que deixaram de existir. Foi quando a mentira esteve à frente, vitoriosa e feliz por, ao fim e ao cabo, gerar não só violência institucional mas pelo menos 33 milhões de famintos.

O golpe, a vergonhosa ação da Lava Jato e a prisão de Lula, a vitória do bolsonarismo e tudo que representou e os descaminhos que o país foi obrigado a seguir fazem parte do conteúdo do livro A luta contra o fascismo, que reúne alguma das entrevistas colhidas pela equipe da revista Focus Brasil, editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA), ao longo de 2021.

Alberto Cantalice e Pedro Camarão, diretor e jornalista da Fundação Perseu Abramo, respectivamente, trabalharam juntos na organização da obra, lançado pela Editora FPA. Ambos estão nos fronts desta luta há algum tempo, o que lhes dá segurança e sabedoria na escolha das entrevistas.

A seleção feita inclui as conversas com Chico Diaz, Dilma Rousseff, Fernando Haddad, Frei Betto, Izabella Teixeira, João Manuel Cardoso de Mello, Luis Nassif, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Marilena Chaui, Paulo Betti, Rogério Cerqueira Leite, Sílvio Almeida e Tereza Cristina. E, a partir destas escolhas, vários temas são postos para reflexão.

A luta contra o fascismo, no nosso país, sem dúvida obriga que o pensamento e análise não deixem de lado as bandeiras ambientais tão importantes na atualidade, ou o machismo e racismo estruturais em nossa sociedade, assim como explicações didáticas sobre a destruição, ponto a ponto, nos vários instrumentos e órgãos do Estado e suas políticas.

Na apresentação, Olímpio Cruz Neto, editor-chefe da Focus Brasil, explica que o “livro traz algumas das vozes de personalidades da vida política brasileira que têm alertado, desde 2021, sobre os riscos que vivemos”. Diz o jornalista: “São 13 brasileiros comprometidos com a defesa da democracia, da soberania nacional e da luta por um Brasil mais fraterno e solidário. Todos atacam os retrocessos com a manutenção desse projeto de poder que está levando o país ao século 19”.

A publicação conta também com artigo de Aloizio Mercadante. “Não estamos disputando só uma eleição”, alerta o economista e presidente da FPA. “Estamos numa encruzilhada histórica e temos que fazer muito mais do que fizemos para poder resgatar um país, seus valores civilizatórios e consolidar a democracia no Brasil e na América Latina”.

A publicação está disponível no site da FPA e serve para relembrar os motivos, muitos, que exigem resistência, luta e reconstrução. Boa leitura, boas lutas. •

`