A vice-governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), assumirá o comando executivo estadual por nove meses, tornando-se a primeira mulher a governar o estado. A cerimônia de posse será em 31 de março.  O anúncio ocorreu na terça-feira, 15, durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa, onde foi lido e aprovado o requerimento apresentado pelo deputado Francisco Costa (PT). 

O governador, Wellington Dias (PT) concorrerá ao Senado nas eleições de outubro. Mulher, negra e de origem humilde, a vice-governadora foi eleita em 2018 como a terceira melhor senadora do ano pelo Congresso em Foco. Ela foi também a primeira mulher a assumir o Senado pelo Piauí. Em 2018, foi eleita vice  na chapa de Wellington Dias.

Ela tem como meta trazer para o centro da pauta a temática dos Direitos Humanos e Meio Ambiente, assim como fez quando era senadora, quando presidiu a Comissão de Direitos Humanos.

Filha do trabalhador rural Raimundo Sousa Miranda, e da dona de casa Maria da Conceição Silva Miranda, Regina, aos 10 anos já sabia plantar e colher feijão, milho e fava. Foi quebradeira de coco e observando o que acontecia com seus pais, que moravam em terra alheia, ainda menina, compreendeu a necessidade da reforma agrária, que aprendeu com um tio militante das Ligas Camponesas.

Fundadora da Central Única dos Trabalhadores no Piauí, ela presidiu a entidade nos anos 80. Regina começou a militância sindical em 1978. Formada em Letras com habilitação em línguas portuguesa e francesa pela Universidade Federal do Piauí. Tornou-se professora em 1971. •

`