A semana na história – 18 a 24 de Fevereiro
21 de fevereiro de 1848
Manifesto Comunista publicado em londres
“Um espectro ronda a Europa – o espectro do comunismo”. Escrita por Karl Marx e Friedrich Engels, a célebre frase abre o Manifesto do Partido Comunista, publicado em 21 de fevereiro de 1848, em Londres. Em quatro capítulos, o panfleto expressa o programa e os propósitos da Liga dos Comunistas, considerada a primeira organização internacional marxista. Abordando a luta de classes, os conflitos do capitalismo e a necessidade de sua superação, o manifesto se tornaria uma das obras de maior influência na organização da classe trabalhadora. O documento pregava: “Proletários de todos os países, uni-vos!”
21 de fevereiro de 1945
FEB CONQUISTA O MONTE CASTELO
A Força Expedicionária Brasileira (FEB) ocupa o monte Castelo, vencendo as tropas alemãs, depois de quatro tentativas fracassadas. Foram 12 horas de combate, muitas baixas, mas o monte foi enfim conquistado. O jornalista Joel Silveira, correspondente de guerra dos Diários Associados, conta que “às 17h50, a voz do coronel [Emílio Rodrigues, comandante do 3º Regimento de Infantaria da FEB] Franklin chegava forte pelo rádio: ‘Estou no cume do Castelo’. E pedia mais fogos de artilharia sobre pontos em poder do inimigo.
22 de fevereiro de 1954
COM AVAL DE GETÚLIO, JOÃO GOULART SE DEMITE
O ministro João Goulart entrega sua carta de demissão ao presidente Getúlio Vargas, oito meses depois de assumir o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Ele vinha enfrentando violentas investidas da UDN e dos jornais oposicionistas, que chegaram a acusá-lo, sem nenhuma prova, de insuflar greves e pretender transformar o Brasil numa “república sindicalista”. A campanha contra Jango atingiu seu ápice com o lançamento do Manifesto dos Coronéis.
24 de fevereiro de 1932
O BRASIL GANHA UM Código Eleitoral
Um importante passo para a consolidação da democracia no Brasil é dado com a promulgação do Código Eleitoral, em 24 de fevereiro de 1932. Antes da nova lei, as mulheres brasileiras não podiam votar. Além do voto feminino, o novo código institui o voto secreto e o voto proporcional.
O Código Eleitoral reúne todas as regras que disciplinam as eleições brasileiras. A partir dele, a Justiça Eleitoral assume a responsabilidade pela organização das eleições, tarefa que até então era do Poder Legislativo.
Dessa forma, acaba a “degola” — prática corrente na República Velha, em que deputados e senadores do partido majoritário não reconheciam os mandatos de candidatos eleitos por outras legendas. A nova legislação estabelece, ainda, a Justiça Eleitoral como coordenadora do processo, desde o alistamento de eleitores, passando pela organização das mesas de votação e a apuração dos votos, até o reconhecimento e a proclamação dos eleitos.
18 de fevereiro de 1962
Fundação do Partido Comunista do Brasil
O Partido Comunista do Brasil é fundado na Conferência Nacional Extraordinária convocada por uma dissidência do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que não apenas aprova estatuto, como elege um Comitê Central e se autoproclama a continuação do partido fundado em 1922.
A formação de um novo partido comunista foi o resultado das divergências internas que vinham se acumulando desde o 20º Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), ocorrido em 1956. Defendendo um processo revolucionário em etapas, o congresso abalou o movimento comunista internacional.
À frente da dissidência do PCB, João Amazonas, Maurício Grabois e Pedro Pomar rechaçaram a “via pacífica” para a revolução e aprofundaram as críticas a Moscou e ao secretário-geral Nikita Kruschev. O PCdoB é o primeiro partido comunista da América Latina a se aproximar da China, liderada por Mao Tse Tung, a se distanciar da União Soviética.
20 de fevereiro de 1989
Encontro INDÍGENA DOS POVOS do Xingu
No coração da Amazônia acontece o 1° Encontro das Nações Indígenas do Xingu, iniciado em em 20 de fevereiro de 1989, em Altamira (PA). O evento conta com mais de 600 indígenas e centenas de ambientalistas, que exigen a extinção do projeto da construção da hidrelétrica de Cararaô e a aplicação do investimento previsto em políticas de preservação ambiental e apoio aos povos indígenas.
Uma cena daquele encontro entrou para a história. No meio do discurso do presidente da Eletronorte, Muniz Lopes, a índia caiapó Tuíra aponta um facão para o rosto do homem branco, declarando que não lhes interessava progresso naqueles moldes: “A eletricidade não vai nos dar a nossa comida. Precisamos que nossos rios fluam livremente. O nosso futuro depende disso”. O evento ficou conhecido como o primeiro grande encontro socioambiental do Brasil.
Outras datas históricas:
20/02/1914: Nasce em Mirador (MA), o economista Ignácio Rangel, militante do PCB e ANL. Integraria o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e foi assessor econômico de Getúlio Vargas, ajudando no projeto de criação da Petrobrás e da Eletrobrás.
19/02/1924: Nasce o publicitário Carlito Maia, em Lavras (MG). Ele foi fundador do PT e seria o criador do slogan oPTei, nos anos 80, e autor do jingle Lula lá.
22/02/1942: Nasce em Terra Roxa (SP), Santo Dias operário metalúrgico e membro da Pastoral Operária. Ele seria morto pela PM em 1979, quando comandava um piquete de greve na Capela do Socorro.