Em 19 de setembro de 2021 celebramos o centenário de Paulo Freire, trazendo diálogos e referências sobre sua inestimável contribuição para sociedade brasileira. O centenário de um pensador tão importante para o debate sobre educação emancipadora no Brasil e no mundo tem sido oportunidade para a realização de atividades organizadas por universidades, sindicatos, entre outros, em sua maioria focados nas contribuições de Paulo Freire neste campo. Para somarmos uma contribuição original e relevante a essas tão qualificadas homenagens e atividades, privilegiamos aqui o aprofundamento sobre o lugar da política no pensamento e atuação de Paulo Freire, destacando, também, sua atuação no Partido dos Trabalhadores.
O Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, organizou estas atividades de forma coletiva e participativa, como não poderia deixar de ocorrer em uma homenagem a Paulo Freire! Destacamos as parcerias e apoios do Instituto Paulo Freire (IPF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Cátedra Paulo Freire (UFPE), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Comissão de Assuntos Educacionais do PT / Setorial de Educação do Partido dos Trabalhadores/as (CAED), da Escola Nacional de Formação do PT (ENFPT), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
Nesta página estão acessíveis as seções do Ciclo de Diálogos – Paulo Freire 100 anos, que foi realizado entre os dias 02 de agosto e 06 de setembro, em seis encontros que buscaram abarcar diferentes aspectos da atuação política de Paulo Freire:
Também reunimos aqui o vídeo do lançamento do livro Paulo Freire: a prática da liberdade, para além da alfabetização, do autor Venício Artur de Lima, publicação que a Fundação Perseu Abramo produziu em parceria com a editora Autêntica, para esta celebração. O livro também está disponível na sua versão digital, para download gratuito nesta página.
Para completar o painel sobre a atuação política de Paulo Freire destacamos, na exposição virtual Atuação de Paulo Freire no PT, um depoimento de Moacir Gadotti sobre a experiência vivida com Paulo Freire no PT, além de fotos, cartazes, vídeos e registros dos arquivos do CSBH e do Instituto Paulo Freire sobre a participação do nosso homenageado desde a fundação do PT; sua contribuição para a organização do debate sobre educação dentro do partido; das formulações de políticas públicas nesta área; de sua atuação como Secretário de Educação do município de São Paulo numa das primeiras prefeituras petistas no país; e de seu legado para o desenvolvimento de políticas petistas em gestões subsequentes.
Esperamos que esta atividade possa ampliar e difundir as contribuições de Paulo Freire para o desenvolvimento da democracia brasileira. Sua luta e seu legado permanecem em nossa sociedade como referências para a construção de um Brasil mais justo, solidário, inclusivo e democrático.
Agradecimentos
No planejamento de 2020, o centenário de Paulo Freire foi indicado como pauta prioritária da diretoria da Fundação Perseu Abramo para os trabalhos do Centro Sérgio Buarque de Holanda em 2021.
Foram convidadas pessoas de referência para um diálogo inicial, Moacir Gadotti, Sergio Haddad e Gilberto Carvalho, para os quais apresentamos uma primeira proposta, a qual foi discutida com enorme generosidade pelo grupo, aprimorando e abrindo novas perspectivas de compreensão e análise, bem como sugerindo os atores que poderiam participar conosco desta celebração.
Fundamental também o contato com Nita Freire, companheira de Paulo Freire, que analisou nossa proposta e ofereceu valiosas contribuições, além da belíssima participação na abertura do evento. Teresa Leitão agregou à proposta conceitos freireanos ainda não abordados até então, e ampliou a geografia deste centenário, com sugestões de instituições e pessoas de Pernambuco e Portugal.
Articulamos uma rede de contribuições e parceiros que participaram ativamente do ciclo de diálogos e da construção coletiva deste projeto, envolvendo representantes de organizações e de movimentos sociais da cidade e do campo, de universidades e do PT. Agradecemos a todos e a cada um dos participantes envolvidos:
Adelar Pizetta: Membro de Setor de Formação do MST/ES, professor na UFES (campus São Mateus)
Aloizio Mercadante: Economista, presidente da Fundação Perseu Abramo
Angela Biz Antunes: Diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire
Carlos Rodrigues Brandão: Professor, antropólogo e escritor. Professor emérito da UNICAMP, docente colaborador do seu Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Cláudia Gonçalves: Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UERJ, Professora da Faculdade de Educação
Danilo R. Streck: Professor da Universidade de Caxias do Sul
Eliezer Pacheco: Doutor Honóris Causa em História, foi Presidente do INEP e Secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica/MEC
Frei Betto: Escritor, educador popular e assessor de movimentos pastorais e sociais. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. Livraria virtual: freibetto.org
Gaudêncio Frigotto: Doutor em Educação, professor associado na UERJ e titular aposentado na UFF/RJ
Gilberto Carvalho: Diretor da Escola Nacional de Formação do PT
Heleno Araújo: Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, coordenador do Fórum Nacional Popular de Educação
Jaqueline Moll: Pedagoga, doutora em educação, professora titular/UFRGS, diretora de Educação Integral no MEC de 2007 a 2013
José Batista Neto: Professor de Centro de Educação/UFPE, membro da Cátedra Paulo Freire-UFPE
Ladislau Dowbor: Economista, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Luiza Cortesão: Professora Emérita da Universidade do Porto, Portugal. Presidente da Direção do Instituto Paulo Freire, Portugal. Membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, com trabalho em diversidade cultural, desigualdade e educação
Macaé Evaristo: Professora, assistente social, doutoranda em Educação pela UFMG, vereadora pelo PT em Belo Horizonte/MG
Maria do Rosário: Deputada Federal, doutora em Ciência Política e Secretária Nacional de Formação Política do PT
Matilde Ribeiro: Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Moacir Gadotti: Presidente de honra do Instituto Paulo Freire
Nita Freire: Doutora em educação, professora, companheira de Paulo Freire
Pablo Gentili: Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Pedro Pontual: Professor Visitante da UNIRIO e presidente honorário do Conselho de Educação Popular da América Latina (CEAAL)
Ricardo Lodi: Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Rosana Fernandes: Pedagoga, doutoranda em Educação, dirigente do MST, coordenadora da ENFF/MST
Rosane Bertotti: Agricultora Familiar da Contraf, Secretária Nacional de Formação da CUT
Selma Rocha: Historiadora, professora da Faculdade de Educação da USP, ex-diretora da Fundação Perseu Abramo
Sérgio Haddad: Doutor em Educação, coordenador da Ação Educativa
Silke Weber: Professora, colaboradora do Programa de Pós-graduação em Sociologia, da Universidade Federal de Pernambuco
Teresa Leitão: Professora, deputada estadual pelo PT em Pernambuco
Venício A. de Lima: Professor Emérito da UnB e autor, dentre outros livros, de Comunicação e Cultura: as Ideias de Paulo Freire, Editora Perseu Abramo e Editora da UnB (2011, 2015) e Cultura do Silêncio e Democracia no Brasil, EdUnB (2015).
Por fim, agradecemos o empenho da equipe técnica do Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Comunicação, da revista Teoria e Debate e da editora da Fundação Perseu Abramo, bem como a equipe de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a equipe técnica do acervo do Instituto Paulo Freire.
Viva Paulo Freire!
Centro Sérgio Buarque de Holanda
Elen Coutinho – diretora da Fundação Perseu Abramo
Navegue pela exposição: