Paulo Freire: A prática da liberdade, para além da alfabetização, de Venício A. de Lima

 

O autor Venício Artur de Lima é um veterano, pioneiro no estudo da obra de Freire para além da alfabetização. Estuda Freire há cerca de 50 anos, enfatizando sua relação com a comunicação e cultura.

Neste centenário de Paulo Freire, comemorado em setembro de 2021, o livro é um convite a refletir sobre Freire e os tempos atuais. Ele nos traz a ideia-força de que o pensamento de Freire não pode ser reduzido a um método de alfabetização de adultos, porque vai além à medida que seu compromisso maior é com a humanização do homem e sua liberdade.

Segundo Juarez Guimarães (UFMG), em seu prefácio à obra, “o mérito exponencial, subversivo e possibilitador de uma nova compreensão do pensamento de Paulo Freire deste livro de Venício Lima, sintético e súmula de cinco décadas de pesquisa e reflexão, é o de identificar Freire como um pensador da política que se expressa na educação e na cultura”.

Raquel Paiva, professora emérita da UFRJ, em seu texto presente no livro, nos lembra que “um conhecimento fundamentado a partir da compreensão, necessariamente evoca um envolvimento orgânico e dialógico. Este é o sentido a que se referia Paulo Freire ao conceituar Venício como o pesquisador e professor brasileiro que o compreendeu, que realizou a tarefa de posicionar-se ao seu lado com a escuta atenta e dedicada”.

O livro é fruto de coedição entre a Fundação Perseu Abramo (FPA) e a Editora Autêntica.

Clique na imagem para baixar.

Lançamento do livro “Paulo Freire: a prática da liberdade, para além da alfabetização”, de Venício A. de Lima

Participante: Venício A. de Lima
Mediação: Cláudia Gonçalves (UERJ)
Intérpretes de libras: Eduardo Martins e José Alcélio Félix
Data: 06/09/2021
Duração: 37min:50seg


Navegue pela exposição:

`