Ciclo de Diálogos – Paulo Freire 100 anos

Em 19 de setembro de 2021 comemorou-se o centenário de Paulo Freire. Para celebrá-lo, foi realizado o Ciclo de Diálogos – Paulo Freire 100 anos, entre os dias 02 de agosto e 06 de setembro de 2021, no qual foram abordados diversos aspectos sobre o lugar da política no pensamento e atuação de Paulo Freire, e seu legado no presente e no futuro.

O ciclo aconteceu na modalidade online e reuniu diversos pesquisadores, intelectuais e lideranças políticas. Os temas abordados ao longo dessa jornada foram: Vida e obra de Paulo Freire; Paulo Freire e o PT; Gestão pública democrática numa perspectiva freireana; Paulo Freire e as políticas públicas de educação; Educação e política em Paulo Freire; e Matrizes do pensamento freireano.

Abertura – Vida e obra de Paulo Freire
Participantes: Aloizio Mercadante, Nita Freire, Ricardo Lodi e Sergio Haddad
Mediação: Elen Coutinho (CSBH/FPA)
Intérpretes de libras: Eduardo Martins e José Alcélio Félix
Data: 02/08/2021
Duração: 02hr:00min:16seg
Ementa: Homenagens e introdução à vida e obra de Paulo Freire.

Paulo Freire e o PT
Participantes: Gilberto Carvalho e Teresa Leitão
Mediação: Rosane Bertotti (CUT)
Intérpretes de libras: Eduardo Martins e José Alcélio Félix
Data: 09/08/2021
Duração: 01hr:40min:34seg
Ementa: Nesta mesa serão destacadas as contribuições de Paulo Freire na formação do Partido dos Trabalhadores, bem como no PT atual. Atuante na fundação do PT, abordaremos especialmente a original concepção de partido como educador educando elaborada por Paulo Freire e companheiros neste período. Além disso, a concepção de política e democracia desenvolvida pelo partido em muito se relaciona ao legado de Paulo Freire neste processo de construção partidária. O pensamento de Paulo Freire é uma referência para a transformação política necessária para o Brasil.

Gestão pública democrática numa perspectiva freireana
Participantes: Danilo R. Streck, Ladislau Dowbor, Matilde Ribeiro e Pedro Pontual
Mediação: José Batista Neto (Cátedra Paulo Freire/UFPE)
Intérpretes de libras: Eduardo Martins e José Alcélio Félix
Data: 16/08/2021
Duração: 02hr:08min:24seg
Ementa: Como o pensamento de Paulo Freire pode informar um governo que seja ao mesmo tempo formado por e também formador dos trabalhadores? O debate extrapola a temática da educação, relacionando-se à reflexão sobre as possibilidades de construção/fortalecimento da democracia brasileira, informada pela pedagogia freireana. A questão dialoga com o desafio de construir uma forma de governar que não só tenha políticas sociais e garanta direitos, como também tenha como centralidade a ação coletiva na formulação destas políticas e na defesa da sua continuidade. Além disso, relaciona-se à transversalidade das questões da diversidade, do combate ao racismo e do feminismo na gestão pública, bem como de uma gestão econômica e socioambiental com vistas ao fortalecimento da cidadania e no Brasil.

Paulo Freire e as políticas públicas de educação
Participantes: Jaqueline Moll, Moacir Gadotti, Selma Rocha e Silke Weber
Mediação: Heleno Araújo (CNTE)
Intérpretes de libras: Eduardo Martins e José Alcélio Félix
Data: 23/08/2021
Duração: 02hr:04min:35seg
Ementa: Analisar as contribuições de Paulo Freire a partir de sua atuação à frente de políticas de educação e de desdobramentos posteriores de suas formulações a este respeito, com destaque para políticas de educação e trabalho. Desde os anos 1940 esteve envolvido nos debates sobre políticas educacionais, com destaque para a elaboração do Plano Nacional de Alfabetização, construído no governo João Goulart. Após seu retorno do exílio e entrada no PT, integra os debates sobre educação pública realizados pelo Partido e se torna o Secretário de Educação de uma das primeiras gestões petistas, nas prefeitura de São Paulo sob gestão de Luíza Erundina, em 1989. O legado de sua concepção no que se refere à relação entre educação e trabalho, num sentido emancipatório, é ainda aspecto a ser valorizado e difundido com relação às suas contribuições para a formulação de políticas públicas.

Educação e política em Paulo Freire
Participantes: Adelar Pizetta, Carlos Rodrigues Brandão, Gaudêncio Frigotto e Macaé Evaristo
Mediação: Rosana Fernandes (ENFF/MST)
Intérpretes de libras: Eduardo Martins e José Alcélio Félix
Data: 30/08/2021
Duração: 01hr:52min:29seg
Ementa: A concepção de educação para a emancipação é uma marca da pedagogia freireana, e a relação entre política e educação é discutida em diversas de suas obras e atuação. Esta concepção é questionada pela direita atualmente no Brasil, que promove um debate vazio em termos conceituais e de conhecimento a respeito de Paulo Freire, mas que, infelizmente, vai ao encontro de conceitos difusos no senso comum da população brasileira, como a ideia de que a educação deve ser neutra e que a política é algo a ser eliminado. Neste contexto, mais do que nunca é necessário promover a difusão das contribuições de Paulo Freire contra concepções conservadoras de educação, que resultam na adesão a ideias e práticas como escolas militarizadas, homescholling e o movimento escola sem partido, dentre outros.

Matrizes do pensamento freireano
Participantes: Eliezer Pacheco, Frei Betto e Luiza Cortesão
Mediação: Cláudia Gonçalves (UERJ)
Intérpretes de libras: Eduardo Martins e José Alcélio Félix
Data: 06/09/2021
Duração: 01hr:18min:28seg
Ementa: Conceitos fundamentais para Paulo Freire como práxis, liberdade, emancipação, divisão entre opressores e oprimidos, entre outros, remetem ao vocabulário marxista. Paulo Freire se dedica também a questões éticas e históricas relativamente à religiosidade cristã e relaciona a Teologia da Libertação como forma de ruptura com a religiosidade conservadora. A partir desta chave, a religiosidade poderia contribuir para promover uma leitura diversa da realidade e a compreensão da experiência concreta dos homens e do fazer-se histórico, questões que extrapolam a religiosidade cristã e podem agregar ao debate sobre religião e política como um todo. Além disso, Paulo Freire constrói e desenvolve o conceito de inédito-viável, por meio do qual identifica um caminho de superação da exploração capitalista. Diferencia tomada de consciência e doutrinação, fundamental para a prática de formação política. O centenário finaliza com esta mesa, trazendo os debates teóricos que podem contribuir com o enfrentamento da guerra cultural em curso.


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