POVO NEGRO COMEMORA ZUMBI – 1996

As comemorações dos 301 anos de Zumbi, que vão acontecer em todo o País, já começaram no Espírito Santo, onde no dia Io de novembro foi aberta a Ia Vigília Cultural 301 anos de Zumbi dos Palmares.

Coordenada pelo Mucane (Museu Capixaba do Negro), as atividades da Vigília vão ser desenvolvidas durante todo o mês, tendo como um dos destaques a Congada na Praça (na Praça Costa Pereira, em Vitória), no Dia da Consciência Negra (20 de novembro). No Mucane já estão ocorrendo apresentações de vídeos e palestras para alunos de 1º e 2º graus e uma mostra coletiva de artes.

No dia 18 acontece em Cariacica a abertura da exposição do ceramista Zuilton Ferreira. Nos dias 22 e 23, em Vitória, a Associação de Mulheres Negras Oborin Dudu realiza o 3º Encontro Estadual Ser Mulher Negra. No dia 27, no Centro Cultural Carmélia (Vitória) acontece a palestra O Negro no Contexto Racial do Continente Americano e, no dia 29, encerrando a Vigília, a Noite dos Talentos Negros, com a apresentação de grupos de artistas afros.

Em São Paulo, o Coletivo Municipal de Negros/PT realiza a Semana da Consciência Negra, tendo o ponto alto no dia 18, com o debate O Negro na Virada do Século – Por Mais Terra, Trabalho e Educação. Estão convidados a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo/PT, o Núcleo de Estudos Africanos (Neafro) da PUC-SP e a Comissão Anti Racista da CUT. Em Campinas (SP), em 20 de novembro, a CUT-Regional realiza o debate Discriminação Racial/Étnica no Mercado de Trabalho.

De 22 a 24, acontece em Ubatuba (SP) o 17° Feconezu – Festival Comunitário Negro Zumbi: Por um Quilombo Só, Terra, Trabalho, Cooperação.

Fonte: PT Notícias, nº 24, novembro de 1996, p. 01. Acervo: CSBH/FPA.

Para visualizar o documento original, clique aqui.

`