Iconografia

Nesta seção, preparamos uma seleção de documentos iconográficos (fotografias e cartazes) para ilustrar a experiência petista nas administrações municipais.

Os documentos fazem parte do acervo do Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, e, aqui, estão expostos conforme os eixos e diretrizes do “Modo Petista de Governar”: 1. Eixo Articulador – transição ecológica para a sociedade do século XXI; 2. Desenvolvimento urbano e rural e direito à cidade; 3. Participação popular cidadã e controle Social; 4. Políticas sociais e a realização de direitos; 5. Gestão ética, democrática e eficiente.

Ao todo são 90 documentos, que ajudam a recuperar a memória dessas gestões petistas e a implementação de políticas públicas através de imagens.

Esse eixo articulador aponta para uma economia justa, que não desperdiça e nem esgota recursos naturais existentes, protegendo as necessidades das gerações atuais e futuras. Nosso desafio, é gerar MAIOR QUALIDADE DE VIDA para as pessoas, considerando o necessário RESPEITO ÀS MÚLTIPLAS IDENTIDADES: gênero, raça, orientação sexual, faixas etárias e por local de moradia – cidades, no campo, floresta, ribeirinhos etc.

Essa abordagem representa um avanço em relação a nossa formulação histórica e implica em iniciativas dos prefeit@s eleitos em várias dimensões, entre elas:

1) Tornar as Cidades Sustentáveis e Resilientes, a partir da:
– proteção dos mananciais;
– redução do consumo de energia e da promoção de energia limpa, com instalação de energia solar em todas as unidades da prefeitura;
– diminuição da emissão de poluentes que afetam a qualidade do ar, solo e água e de gases de efeito estufa;
– proteção de ecossistemas e da biodiversidade;
– mitigar o risco de desastres ambientais: enchentes, deslizamentos de encostas, rompimentos de barragens.

2) No meio rural se expressa na adoção da agroecologia, tendo como objetivo a produção de alimentos saudáveis, com redução gradativa do uso de agrotóxicos até sua eliminação completa.

3) Estimular a responsabilidade e a participação da sociedade nas iniciativas de controle da poluição e do impacto ambiental, bem como pelo consumo responsável.

Além de definir o eixo articulador da Transição Ecológica, foram estabelecidos 4 eixos que integram e articulam as diferentes políticas públicas:
– Desenvolvimento urbano e rural e direito à cidade;
– Participação popular cidadã e controle social;
– Políticas sociais e a realização de direitos;
– Gestão ética, democrática e eficiente.

E dois conteúdos complementares:
– Desafios do Financiamento da Ação Pública;
– Planejamento e Gestão Orçamentária, Financeira, Patrimonial e Tributária.

GESTÃO 1993-1996

Icapuí (CE)

Cartaz do departamento agrícola, da prefeitura de Icapuí (CE), durante a gestão de José Airton Félix Cirilo da Silva (1993-1996). Dentre as ações realizadas e a serem feitas até o final da gestão por esse departamento, estavam: recuperação e conservação de estradas rurais, arborização urbana, reflorestamento da mata ciliar, criação do Parque Ecológico Municipal Açucena da Serra, cursos de economia doméstica/culinário.

Icapuí-CE, 1993-1996. Acervo: CSBH/FPA.

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Londrina (PR)

Programa de reciclagem de resíduos sólidos, desenvolvido pela prefeitura de Londrina (PR), durante a gestão de Luiz Eduardo Cheida (1993-1996). Este programa foi conduzido pela Autarquia do Meio Ambiente (AMA).

Londrina-PR, 1993-1996. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTÃO 1997-2000

Porto Alegre (RS)

Programa de reciclagem de resíduos sólidos, desenvolvido pela prefeitura de Londrina (PR), durante a gestão de Luiz Eduardo Cheida (1993-1996). Este programa foi conduzido pela Autarquia do Meio Ambiente (AMA).

Londrina-PR, 1993-1996. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTÃO 2001-2004

Embu das Artes (SP)

Projeto “Incubadora de Cooperativas”, desenvolvido pela gestão de Geraldo Leite da Cruz (2001-2004), em Embu das Artes (SP). Em linhas gerais, os objetivos eram incluir pessoas que não encaixavam no mercado de trabalho do momento e divulgar e fortalecer a prática cooperativa, como uma forma alternativa de geração de trabalho e renda.

Embu das Artes-SP, 2001-2004. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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Esse eixo reúne políticas relacionadas ao desenvolvimento econômico local e regional e ao direito de todos de usufruir da cidade de maneira equânime – o Direito à Cidade.

Garantir o Direito à Cidade é garantir o:
direito à moradia digna com saneamento básico – água encanada, rede de esgoto, coleta de lixo, drenagem das águas pluviais;
direito ao deslocamento seguro, com o sistema viário priorizado para o transporte coletivo, a pé ou de bicicleta;
direito a equipamentos públicos de educação, saúde, cultura e lazer próximos à sua moradia;
acesso a equipamentos públicos em qualquer lugar da cidade, sem discriminação ou constrangimento;
direito à água limpa nos rios e córregos, sem poluição atmosférica e sem poluição sonora;
direito à uma cidade sem riscos de enchentes e deslizamentos de encostas.

As políticas para a área rural devem garantir o apoio à produção:
apoio técnico, com acesso à tecnologias agroecológicas;
melhoria na infraestrutura de acesso à agua e de escoamento da produção;
apoio para agregar valor aos seus produtos, através de cooperativas
Compra de produtos pelo poder público, especialmente para tornar a merenda escolar mais saudável.

Além disso, é necessário garantir a qualidade de vida da população rural, assegurando o seu acesso aos serviços públicos fundamentais de saúde e educação, mas também às atividades de cultura, esporte, lazer e Internet de qualidade.

GESTÃO 1983-1988

Diadema (SP)

Cartaz referente à campanha pela defesa da moradia, contra a violência policial nas favelas, promovida pela prefeitura de Diadema (SP), durante a gestão de Gilson Menezes (1983-1988).

Diadema-SP, 1983-1988. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTÃO 1989-1992

Ipatinga (MG)

Cartaz com as principais realizações da prefeitura de Ipatinga (MG), durante a gestão de Chico Ferramenta (1989-1992).

Ipatinga-MG, 1990. Acervo: CSBH/FPA.

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São Bernardo do Campo (SP)

Obras de urbanização, realizadas pela prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), durante a gestão de Maurício Soares (1989-1992).

São Bernardo do Campo (SP), 4 de setembro de 1991. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTÃO 1993-1996

Angra dos Reis (RJ)

Registros do projeto de urbanização e do Programa de Saneamento de Angra dos Reis (Prosanear), realizados pela gestão de Luís Sérgio Nóbrega (1993-1996).

Angra dos Reis-RJ, 1993-1996. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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Goiânia (GO)

Registros de Obras de urbanização e conservação do meio ambiente de Goiânia (GO), promovidos pela gestão de Darci Accorsi (1993-1996).

Goiânia-GO, 1993-1996. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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Jaguaquara (BA)

Registros de obras de urbanização, estrutura de abastecimento e construção de casas populares, promovidos pela prefeitura de Jaguaquara (BA), durante a administração de Paulo Sérgio Oliveira Nunes (1993-1996).

Jaguaquara-BA, 1993-1996. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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Santos (SP)

Registros do programa de urbanização e habitação, promovido pela prefeitura de Santos (SP), durante a gestão de David Capistrano (1993-1996).

Santos-SP, 1993-1996. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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É da TRADIÇÃO PETISTA o fomento à participação da população em diferentes espaços, seja na discussão da destinação dos recursos públicos – o Orçamento Participativo, seja nos conselhos de gestão de equipamentos de saúde, educação e outros.

Estas iniciativas enfrentam resistência de setores conservadores. É só ver a ação do atual governo federal, que destruiu o Sistema de Participação Social, estabelecido nos governos Lula e Dilma.

A participação e o controle social são poderosos instrumentos para superar a tradição clientelista e assistencialista da cultura política brasileira, que reproduz os privilégios de poucos, em detrimento dos interesses da maioria da população.

O exercício da participação cidadã e do controle social são fundamentais para a construção de uma esfera pública democrática, onde os diferentes interesses dos diversos atores e segmentos sociais podem se expressar em igualdade de condições, resultando no debate de ideias e na negociação de propostas.

O envolvimento da sociedade pela prefeitura precisa incorporar o ESPAÇO DIGITAL, seja nas discussões sobre no Orçamento Participativo, seja ampliando os temas a serem debatidos pela população.

Essa ampliação de temas discutidos com a população, usando plataformas e aplicativos virtuais, tem sido denominada de GOVERNO ABERTO.

Por exemplo, a cidade de Barcelona resolveu fazer um grande parque e discutiu com a população o tipo de usos que deveria haver no local. Depois ela discutiu outros detalhes, chegou a discutir a cor que os bancos deveriam ser pintados.

Por que isso é importante? É importante porque, além de gerar uma cidade mais sintonizada com as expectativas da população, também estimula o sentido de pertencimento, propiciando o uso mais responsável dos equipamentos e serviços públicos pela população, o que facilita inclusive sua manutenção.

Nossas experiências em todos os níveis de governo demonstraram que não basta garantir a participação da comunidade, é preciso construir uma sociedade mais solidária, é preciso tornar as pessoas mais comprometidas com o interesse comum, capazes de se envolver em ações comunitárias e de voluntariado e que percebam o valor da política.

GESTÃO 1983-1988

Diadema (SP)

Orçamento Participativo (OP), instituído pela gestão de Gilson Menezes (1983-1988), em Diadema (SP).

Diadema-SP, 1985. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTÃO 1989-1992

Porto Alegre (RS)

Registros das reuniões do Orçamento Participativo (OP), realizadas em Porto Alegre (RS), durante a gestão de Olívio Dutra (1989-1992).

Porto Alegre-RS, 1992. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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São Paulo (SP)

Cartaz de atividade do “Conselhos de Escola”, desenvolvido e aplicado durante a gestão de Luiza Erundina (1989-1992), em São Paulo (SP). Na ocasião, o secretário de educação era o pedagogo e, hoje, patrono da educação brasileira, Paulo Freire.

São Paulo-SP, 1989-1992. Acervo: CSBH/FPA.

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Vitória (ES)

Cartaz da proposta metodológica do Orçamento Municipal de 1991, desenvolvida pela gestão de Vitor Buaiz (1989-1992), em Vitória (ES).

Vitória-ES, 1991. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTÃO 1993-1996

Angra dos Reis (RJ)

Reunião do Conselho do Orçamento Participativo, em Ilha Grande (RJ), durante a gestão de Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira (1993-1996).

Angra dos Reis-RJ, 1993-1996. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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Goiânia (GO)

Cartazes do projeto “Goiânia Viva”, experiência de participação social, desenvolvido em Goiânia (GO), durante a gestão de Darci Accorsi (1993-1996).

Goiânia-GO, 1993-1996. Acervo: CSBH/FPA.

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Ipatinga (MG)

Cartaz do 6º Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias (COMPOR), realizado em julho de 1996, em Ipatinga (MG), durante a gestão de João Magno de Sousa (1993-1996). Este congresso fez parte do projeto de Orçamento Participativo (OP), instituída pela gestão petista na cidade.

Ipatinga-MG, julho de 1996. Acervo: CSBH/FPA.

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Porto Alegre (RS)

Reuniões do Orçamento Participativo (OP), promovidas pela prefeitura de Porto Alegre (RS), durante a gestão de Tarso Genro (1993-1996).

Porto Alegre (RS), 1996. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTÃO 1997-2000

Belém (PA)

Cartazes de projetos realizados pela prefeitura de Belém (PA), durante a administração de Edmilson Rodrigues (1997-2000). Tais projetos são referentes ao Orçamento Participativo (OP) e ao 1º censo altura/idade, com coleta de dados de crianças na faixa etária de 6 a 8 anos.

Belém-PA, 1997-2000. Acervo: CSBH/FPA.

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Itabira (MG)

Cartazes das atividades do Orçamento Participativo (OP), realizadas pela prefeitura de Itabira (MG), durante a gestão de Jackson de Pinho Tavares (1997-2000).

Itabira-MG, 2000. Acervo: CSBH/FPA.

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Matão (SP)

Cartaz do projeto de Orçamento Participativo (OP), promovido pela prefeitura de Matão (SP), durante a gestão de Adauto Aparecido Scardoelli (1997-2000).

Matão-SP, 1997-2000. Acervo: CSBH/FPA.

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Porto Alegre (RS)

Atividade do Orçamento Participativo (OP), promovido pela prefeitura de Porto Alegre (RS), durante a gestão de Raul Pont (1997-2000).

Porto Alegre-RS, 1997-2000. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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Ribeirão Pires (SP)

Registros das atividades do Orçamento Participativo (OP), promovidos pela prefeitura de Ribeirão Pires (SP), durante a gestão de Maria Inês Soares Freire (1997-2000).

Ribeirão Pires, 1997-2000. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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A implementação de políticas sociais é essencial para diminuir os efeitos das desigualdades estruturais produzidas pelo capitalismo e para melhorar a vida das pessoas, especialmente as mais vulneráveis.

Essas políticas refletem direitos garantidos na constituição de 1988, que tem sido duramente atacados desde o golpe de 2016, seja pela redução pura e simples desses direitos, seja pela redução dos recursos para financiamento das políticas públicas que sustentam esses direitos, em função da instituição do Teto de Gastos.

Este eixo envolve as políticas públicas de educação, saúde, assistência social, transferência e redistribuição de renda, ações afirmativas, direitos humanos, segurança alimentar, segurança pública, cultura, lazer, esporte, inclusão digital.

GESTÃO 1989-1992

Diadema (SP)

Construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Serraria, em Diadema (SP), durante a gestão de José Augusto da Silva Ramos (1989-1992).

Diadema-SP, fevereiro de 1989. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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São Bernardo do Campo (SP)

Obras de infraestrutura nas áreas de Saúde e Esporte e Lazer, promovidas pela prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), durante a gestão de Maurício Soares (1989-1992).

São Bernardo do Campo-SP, 1989-1992. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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São Paulo (SP)

Registros de projetos e ações nas áreas de Educação, Moradia e Igualdade de Gênero, promovidos pela prefeitura de São Paulo (SP), durante a administração de Luiza Erundina (1989-1992). Dentre essas políticas públicas, destacam-se o “Programa de Construção por Mutirão e Autogestão” e o programa de punição às empresas que exigirem teste de gravidez ou atestado de laqueadura de trompas para admissão e permanência no emprego.

São Paulo-SP, 1989-1992. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTÃO 1993-1996

Belo Horizonte (MG)

Programa de distribuição de alimentos, promovido em Belo Horizonte (MG), durante a gestão municipal de Patrus Ananias (1993-1996).

Belo Horizonte-MG, 1993-1996. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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Diadema (SP)

Registros do programa “Movimento de Alfabetização” (MOVA), realizado pela prefeitura de Diadema (SP), durante a gestão de José de Filippi Júnior (1993-1996).

Diadema-SP, 1993-1996. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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Goiânia (GO)

Registros de ações do programa de educação profissionalizante, o “Cidadão 2000”, e de obras de infraestrutura também na área de educação, com a construção de escolas-padrão. Essas ações foram promovidas pela gestão de Darci Accorsi (1993-1996), em Goiânia (GO).

Goiânia-GO, 1993-1996. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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Icapuí (CE)

Registros da exposição de projetos educacionais e do programa de incentivo ao esporte e lazer, promovidos pela prefeitura de Icapuí (CE), durante a gestão de José Airton Félix Cirilo da Silva (1993-1996).

Icapuí-CE, 1993-1996. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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Jaguaquara (BA)

Registro da Unidade Móvel de Saúde Odontomédico, promovido pela prefeitura de Jaguaquara (BA), durante a gestão de Paulo Sérgio Oliveira Nunes (1993-1996).

Jaguaquara-BA, 1993-1996. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTAO 1997-2000

Alvorada (RS)

Registro da Unidade Móvel de Saúde Odontomédico, promovido pela prefeitura de Jaguaquara (BA), durante a gestão de Paulo Sérgio Oliveira Nunes (1993-1996).

Jaguaquara-BA, 1993-1996. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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Belém (PA)

Cartazes dos projetos “Bolsa Escola”, “Escola Circo” e “Cidades saudáveis e modelos alternativos de saúde”, promovidos pela prefeitura de Belém (PA), durante a gestão de Edmilson Rodrigues (1997-2000).

Belém-PA, 1997-2000. Acervo: CSBH/FPA.

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Porto Alegre (RS)

Cartaz do projeto “Escola Cidadã”, promovido pela prefeitura de Porto Alegre (RS), durante a administração de Raul Pont (1997-2000).

Porto Alegre-RS, 1997-2000. Acervo: CSBH/FPA.

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Santo André (SP)

Cartazes dos programas nas áreas de Educação, como o “Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos” (MOVA) e o “Seviço de Ensino de Jovens e Adultos” (SEJA), e Proteção Social, como o premiado “Andrezinho Cidadão”. Esses programas foram promovidos pela prefeitura de Santo André (SP), durante a gestão de Celso Augusto Daniel (1997-2000).

Santo André-SP, 1997-2000. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTÃO 2001-2004

Blumenau (SC)

Cartaz do projeto “Escola Sem Fronteiras”, promovido pela prefeitura de Blumenau (SC), durante a gestão de Décio Nery de Lima (2001-2004).

Blumenau-SC, 2001-2004. Acervo: CSBH/FPA.

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São Paulo (SP)

Cartaz da programação cultural da Biblioteca Mário de Andrade, após sua revitalização, promovido pela prefeitura de São Paulo (SP), durante a administração de Marta Suplicy (2001-2004).

São Paulo-SP, 2001-2004. Acervo: CSBH/FPA.

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O esforço de governar é normalmente centrado na definição do que fazer e para quem fazer. É muito comum que se deixe lado o como fazer.

As administrações petistas avançaram bastante nessa dimensão do como fazer, também conhecida como MODELO DE GESTÃO.

Este eixo se estrutura em 6 diretrizes sobre o COMO FAZER:

1. Instituir uma gestão democrática, tema já abordado no eixo participação popular;

2. Garantir uma gestão ética e transparente, isso se expressa em:
– combate permanente à corrupção, mas se estende também à forma como a governabilidade é alcançada, haja vista a reação da população ao acordo de Bolsonaro com o Centrão;
– acabar com o nepotismo;
– garantia do Estado Laico, considerando o crescimento da interferência religiosa nas políticas públicas;
– Em garantir transparência através do livre acesso às informações do governo por todos os cidadãos, fazendo valer a Lei de Acesso à Informação aprovada no governo Dilma.

3) Reconstruir a capacidade institucional e gerencial da Prefeitura, que exige ações em diversas dimensões, pois uma administração que realiza poucos serviços e poucas grandes obras não é necessário uma máquina administrativa muito eficiente. Mas se faço a inversão de prioridades, preciso de uma máquina pública capaz de dar conta da ampliação dos serviços e do número de obras:
– bom uso dos instrumentos de planejamento e monitoramento de ações;
– reestruturação e extinção/criação de órgãos;
– integração de políticas públicas;
– descentralização administrativa;
– parcerias com universidades, setor privado e outros municípios, através dos consórcios;
– envolvimento, capacitação e valorização dos servidores públicos.

4. Estabelecer uma gestão inovadora, capaz de prestar melhores serviços e promover políticas públicas eficazes, através da:
– otimização dos processos de trabalho;
– Governo Digital – serviços disponíveis remotamente;
– Cidade Inteligente – uso de dados disponíveis para melhorar a prestação de serviços públicos. Por exemplo, chip nos ônibus, que permite saber o horário que passará em cada ponto, criação de Central de controle operacional da cidade, entre inúmeras outras iniciativas.

5. Buscar permanentemente a qualidade da despesa pública, visto que os recursos financeiros são escassos e as demandas da população são enormes:
– Otimização dos gastos de custeio;
– Melhoria no processo de compras, entre outras.

6. Comunicação de Governo precisa garantir a transparência das ações governamentais e prestação de contas.

GESTÃO 1983-1988

Diadema (SP)

Cartazes de campanhas pela reforma tributária e pela defesa da moradia, contra a violência policial nas favelas, promovidas pela prefeitura de Diadema (SP), durante a gestão de Gilson Menezes (1983-1988).

Diadema-SP, 1983-1988. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTÃO 1986-1988

Fortaleza (CE)

Cartaz com o panorama geral dos projetos e programas desenvolvidos pela prefeitura de Fortaleza (CE), durante o primeiro ano da gestão de Maria Luíza Fontenele (1986-1988).

Fortaleza-CE, 1987. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTÃO 1989-1992

São Bernardo do Campo (SP)

Plenária do programa “Cara a Cara”, realizado no bairro Vila Vivaldi, em São Bernardo do Campo (SP), durante a gestão de Maurício Soares (1989-1992).

São Bernardo do Campo-SP, 1989-1992. Crédito: Autoria desconhecida. Acervo: CSBH/FPA.

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São Paulo (SP)

Cartaz do programa de punição às empresas que exigirem teste de gravidez ou atestado de laqueadura de trompas para admissão e permanência no emprego, promovido pela prefeitura de São Paulo (SP), durante a administração de Luiza Erundina (1989-1992).

São Paulo-SP, 1989-1992. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTÃO 1993-1996

Icapuí (CE)

Cartaz do departamento de Administração e Finanças, da prefeitura de Icapuí (CE), indicando ações que foram promovidas pela gestão de José Aitorn Félix Cirilo da Silva (1993-1996), como resgate de crédito, transparência nas licitações, distribuição orçamentaria, informatização de setores públicos, entre outros.

Icapuí-CE, 1993-1996. Acervo: CSBH/FPA.

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São José dos Campos (SP)

Cartaz do Fórum de Desenvolvimento de São José dos Campos (SP), promovido pela gestão de Ângela Guadagnin (1993-1996).

São José dos Campos (SP), 1993-1996. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTÃO 1997-2000

Belém (PA)

Cartazes referentes às políticas voltadas para o transporte público, como a promoção de curso de gerenciamento de transportes urbanos, e um panorama geral dos 113 dias de gestão municipal de Edmilson Rodrigues (1997-2000), em Belém (PA).

Belém (PA), 1997-2000. Acervo: CSBH/FPA.

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Itabira (MG)

Panorama geral das ações e projetos realizados pela prefeitura de Itabira (MG), durante a gestão de Jackson de Pinho Tavares (1997-2000).

Itabira-MG, 1997-2000. Acervo: CSBH/FPA.

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GESTÃO 2001-2004

Campinas (SP)

Cartaz do “Primeiro Ciclo de Debates Cultura e Políticas Públicas”, realizado pela Coordenadoria de Assuntos da Comunidade Negra, da Prefeitura de Campinas (SP), durante a gestão de Antônio da Costa Santos (Toninho do PT)/Izalene Tiene (2001-2004).

Campinas-SP, 21 de março de 2001. Acervo: CSBH/FPA.

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São Paulo (SP)

Cartazes de projetos e campanhas de igualdade de gênero, combate ao racismo e valorização da cultura afro-descendente, como o projeto “Bogbo Aye” e “Agosto Negro”. Todas essas ações foram promovidas pela prefeitura de São Paulo (SP), durante a gestão de Marta Suplicy (2001-2004).

São Paulo-SP, 2001-2004. Acervo: CSBH/FPA.

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