Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Eleições presidenciais EUA 2024

5 novembro @ 08:00 17:00

eleição presidencial dos Estados Unidos de 2024 será a 60ª eleição presidencial quadrienal, agendada para terça-feira, 5 de novembro de 2024. Será a primeira eleição presidencial após a redistribuição dos votos eleitorais de acordo com a redistribuição do censo pós-2020. A posse do presidente eleito ocorre em janeiro de 2025.

Procedimento

A eleição geral de novembro é uma eleição indireta, na qual os eleitores votam para uma chapa de membros do Colégio Eleitoral; esses eleitores então elegem o presidente e o vice-presidente.

O Colégio Eleitoral tem 538 votos e, para ser o vencedor, um candidato precisa conquistar pelo menos 270 votos. Se nenhum candidato conquistar os 270 votos, a decisão ficará a cargo da Câmara dos Representantes.

O número de delegados é proporcional ao tamanho da população do Estado. As regras variam, mas em 48 dos 50 Estados o vencedor leva todos os votos do Colégio Eleitoral daquele Estado, mesmo que a vitória tenha sido por margem apertada.

Com isso, é possível que um candidato vença o voto popular nacionalmente mas mesmo assim perca a eleição. Isso aconteceu com Hillary Clinton em 2016.

O voto é facultativo nos Estados Unidos, e cidadãos com idade de 18 anos ou mais podem votar. Mais de 158 milhões de pessoas votaram na eleição presidencial de 2020, o equivalente a 62,8% da população em idade eleitoral.

A lei determina que as eleições presidenciais sejam realizadas sempre “na terça-feira seguinte à primeira segunda-feira de novembro”, que neste ano cai no dia 5 de novembro.

O dia de votação não é feriado, mas os eleitores americanos têm outras opções além do comparecimento às urnas na data marcada. Dependendo do Estado, podem antecipar seu voto ou até votar pelo Correio.

Além do presidente e do vice-presidente, neste ano os americanos também irão eleger governadores de 11 Estados e dois territórios e prefeitos de dezenas de cidades, além de outros cargos estaduais e locais.

Também estão em disputa todas as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados) e um terço das 100 vagas no Senado.