Na quarta-feira, 2, foi realizado mais um programa entrevistaFPA. Apresentado pelo diretor da Fundação Perseu Abramo, Joaquim Soriano, o convidado foi Jean Tible, que acaba de lançar, pela editora Annablume, seu livro “Marx Selvagem”. Soriano anunciou o entrevistado dizendo que o “livro é um convite ao debate e a luta de todos da esquerda,” lembrando que vivemos em mundos diferentes, porém que convivem e “a democracia tem que levar isso em consideração”.

Jean Tible é doutor em Sociologia (Unicamp), professor de relações internacionais (Fundação Santo André) e diretor de projetos da FES (Fundação Friedrich Ebert no Brasil). Tible decidiu se dedicar aos estudos sobre Marx e as questões indígenas a partir de sua militância: “o levante zapatista e a questão da Bolívia foram importantes para a minha geração”, declarou.

Jean Tible e Joaquim Soriano no entrevistaFPA falam sobre Marx Selvagem

Outro aspecto foi sua percepção de que havia dois mundos que não dialogovam. O marxismo produzido nas univerisades e um Brasil que dialogava pouco com estas lutas. “Tentei ver como Marx poderia dialogar com outras perspectivas”.

O livro responde a um contexto em que etnias indígenas da América Latina assumem um protagonismo geopolítico, obrigando a esquerda tradicional do continente a rever seus dogmas sobre o estatuto da produção, do desenvolvimento, do próprio Estado.

Durante a entrevista Jean abordou temas como as práticas desenvolvimentistas que geram tensões, processos andinos e a relação com povos originários, expansão do capitalismo e direitos de indígenas, o diálogo entre as ciências e as experiências ianomamis, por exemplo. Para o autor, “a proposta é também pensar em Marx hoje”.

O programa entrevistaFPA é composto de quatro blocos, sendo que o último é dedicado a perguntas dos (as) internautas, enviadas por e-mail  ou pelas redes sociais da Fundação: pelo twitter @fpabramo ou pelo Facebook, www.facebook.com/fundacao.perseuabramo.

Assista a íntegra da entrevista.

Fotos: Marcio de Marco

`