Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco

Foto: Vatican News
A Fundação Perseu Abramo lamenta profundamente a morte do Papa Francisco, falecido nesta segunda-feira, 21 de abril, no Vaticano, aos 88 anos. Primeiro pontífice latino-americano, o argentino Jorge Mario Bergoglio deixa um legado marcado pela luta contra a pobreza, a defesa dos direitos humanos e o diálogo entre povos e religiões.
Em seu último discurso público, no Domingo de Páscoa, reforçou seu apelo pela paz global, citando os conflitos na Palestina, Israel, Ucrânia e África, e condenou a crise humanitária em Gaza. Sua trajetória foi norteada pela misericórdia e pela coragem política, como quando criticou guerras, desigualdades e a crise dos refugiados, tornando-se uma voz progressista dentro e fora da Igreja.
O papado de Francisco deixa o deixa como símbolo de esperança e transformação, desde a escolha do nome de São Francisco de Assis, o primeiro, até as reformas na Cúria Romana. Seu compromisso com os excluídos e sua postura ecumênica seguem como exemplo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do papa Francisco e disse que a humanidade “perde uma voz de respeito e acolhimento ao próximo”. Em nota, Lula afirmou ainda que o pontífice argentino “viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”.
À Igreja Católica, seus representantes no Brasil, aos fiéis e aos sacerdotes, nosso fraterno abraço. Neste momento, a FPA externa seus sentimentos à comunidade cristã do Brasil e do mundo, somando-se às manifestações de pesar que vão de encontro, do mundo todo até o Vaticano.
Fundação Perseu Abramo
21 de abril de 2025