Fundação Perseu Abramo realiza curso para conselheiros municipais de SP
Iniciativa, organizada pela Escola Nacional de Formação, foi realizada nos dias 31/01 e 01/02 com a presença de lideranças políticas e especialistas no tema
Foto: Sérgio Silva
A Fundação Perseu Abramo (FPA), junto com a Escola Nacional de Formação (ENF), realizaram nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro o Curso de Formação para Conselheiros Municipais da cidade de São Paulo.
A iniciativa contou com a participação de mais de 170 pessoas, além de lideranças políticas e especialistas no tema. A proposta é preparar os conselheiros municipais alinhados com esquerda a atuarem de maneira mais abrangente em suas regiões, tornando-os porta-vozes de suas comunidades.
Os conselhos municipais são compostos por representantes da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e da sociedade civil. O caráter permanente desses conselhos possibilita que a participação do cidadão efetivamente se converta na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas municipais.
“O curso para os conselheiros e conselheiras eleitos no dia 15 de dezembro tem como objetivo fortalecer o conhecimento de todos eles para saberem e entenderem o que é um conselho e a base legal para as suas situações. O trabalho dos conselheiros será fundamental para a realização de políticas públicas em cada um dos 32 conselhos que abrangem todas as regiões da cidade”, explicou Osvaldir de Freitas, diretor da Escola Nacional de Formação.
Presente no evento, a vereadora Luna Zarattini também falou sobre a importância do curso. “Quando a gente tem conhecimento e reflete sobre o território, a gente atua melhor em defesa das pautas do nosso povo”.
O deputado estadual Eduardo Suplicy também elogiou a iniciativa. “Importante estarmos aqui trocando ideia para ver como melhorar a qualidade de vida dos paulistanos. Precisamos colocar em prática todos os instrumentos de política econômica e social que irão fazer a diferença na vida das pessoas”.
Para a engenheira Roseli Pereira, eleita para o conselho participativo de São Mateus, o curso vai ajudar na sua atuação. “Acredito que precisamos estar muito embasados na lei para a busca de direitos concretos para que possamos lutar por aquilo que a população almeja”.Ao todo, a cidade tem 600 conselheiros municipais distribuídos por 32 distritos.