‘Comunicação e as novas formas de sociabilidade’ encerra painéis da FPA
Fotos de Sérgio Silva
A Fundação Perseu Abramo (FPA) concluiu, em 26/11, o ciclo de painéis com temas atuais que “esquentam” os debates programados para o Seminário A realidade do Brasil e os desafios do Partido dos Trabalhadores, que será realizado em Brasília, no início de dezembro.
Nesse painel, o tema foi “Comunicação e as novas formas de sociabilidade”, mediado por Brenno Almeida, vice-presidente da FPA. Cerca de 400 pessoas participaram, presencialmente e a distância, de vários pontos do Brasil.
Para debater o assunto, foram convidados: Ana Flávia Marx, doutora em Ciências da Comunicação e presidenta do Instituto Lula; Dandara Tonantzin, deputada federal e mestra em Educação; Thiago dos Reis, blogueiro e fundador do Canal Plantão Brasil; e Paulo Faltay, doutor em Comunicação e cultura e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (Desenvolvimento científico e tecnológico regional).
Experimentação
O pesquisador Paulo Faltay reforçou o fato de que não existe fórmula mágica para o sucesso da comunicação na era das mídias digitais. “Chamo de testagem total o que as empresas ‘big tech’ fazem: experimentam sempre e todas as estratégias e formatos”, afirma. É por isso que a militância deve adaptar-se a essa realidade, defende.
Atualmente, ele vê um cenário digital ultra-personalizado, visto que os perfis com maior destaque se baseiam mais na pessoa (influenciador) do que nos assuntos tratados. “Usar este formato pode ajudar a esquerda também. E mais: usar a estratégia anti-coach ao trazer as pessoas para participar do processo e vivenciar aquelas lutas e bandeiras”, explica.
Presença
Na visão da deputada Dandara, não existe dilema ruas versus redes sociais na atuação política. Porém, ela acentua que, hoje, os cidadãos já se informam pela internet e suas mídias, o que deve se aprofundar ainda mais.
“Quanto mais o político se diferencia dos outros, mais atenção ele recebe. A mensagem pode até ser de improviso, mas precisa ter autenticidade”, argumenta. Para reforçar a importância da presença nas mídias digitais, ela declarou que “sonha” ver uma escola de comunicadores, hackers e influenciadores na FPA.
Organização
O blogueiro Thiago dos Reis concorda com a opinião de que as forças da direita política estão à frente das de esquerda quando o assunto é mídias digitais. E atribui isso, também, ao fato de que ela produz – e entrega – muito conteúdo, sem dar espaço para o cidadão ter acesso a outra orientação política e visão de mundo.
“A esquerda precisa de mais conteúdo e organização nesse setor. E, claro, se tem militantes querendo ajudar, vamos aproveitar a força dessas pessoas,” defendeu. O primeiro passo para o campo progressista, diz Thiago, é “conhecer o terreno”, ou seja, como funcionam as mídias e as redes.
Encantar
Para Ana Flávia, só com comunicação será possível encantar as pessoas para a política. E, segundo ela, o PT pode fazer essa comunicação de forma diferente de outros partidos, o que inclui aproveitar as comunidades – os grupos de whatsapp por exemplo.
A jornalista enxerga a tarefa como luta coletiva, mas defende como essencial usar os dados sociais já disponíveis para fazer chegar as mensagens a toda a sociedade.“Se a gente não usar essas informações, estaremos fora desta luta,” ressalta.
Normas
O debate sobre a regulamentação das mídias sociais também esteve presente durante o painel. Quem abordou o tema, por exemplo, foi Gleisi Hoffmann, deputada federal e presidenta do PT. “Precisamos regulamentar o algoritmo, que leva para o ódio. A regulamentação precisa estar na nossa pauta, com a pressão saindo da base da sociedade para chegar ao Congresso Nacional,” afirmou.
Sobre o tema, está na Câmara dos Deputados o chamado “PL das Fake news” (PL 2630/2020), mas sua tramitação está parada desde maio de 2023. A proposta pretende criar a “Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.
Seminário
As reflexões e propostas reunidas no painel “Comunicação e as novas formas de sociabilidade” serão levadas ao seminário do PT, que ocorre nos dias 5 e 6 de dezembro. Os painéis anteriores da FPA debateram os seguintes temas: “O novo mundo do trabalho” e “A realidade brasileira e os desafios do PT”.
Saiba mais sobre o seminário do PT.
Fotos de Sérgio Silva