Palestra sobre os 40 anos do golpe no Chile
Emir Sader abordará a experiência da Unidade Popular Chilena, em palestra que terá comentários de Valter Pomar (PT) e Ricardo Alemão Abreu (PCdoB).
O professor e cientista político Emir Sader vai falar sobre os 40 anos do golpe no Chile, nesta quarta-feira, 4 de setembro, a partir das 19h, na sede do Diretório Nacional do PT, em São Paulo.
Na palestra, organizada pelo PT e PCdoB, Sader abordará a experiência da Unidade Popular Chilena, com comentários de Valter Pomar, dirigente nacional petista, e Ricardo Alemão Abreu, secretário de Relações Internacionais do PCdoB.
Serão exibidos trechos do documentário A Batalha do Chile.
Golpe durou 17 anos e fez mais de 40 mil vítimas
No próximo dia 11 de setembro, completa 40 anos do golpe militar ao governo do presidente socialista Salvador Allende, no Chile. O general Augusto Pinochet liderou o golpe que derrubou o presidente chileno eleito três anos antes. Começava ali uma das ditaduras mais longas da história da América Latina. Durou de 1973 a 1990 e deixou mais de 40 mil vitimas, principalmente presos políticos e torturados, incluindo 3.065 assassinados.
Pinochet, então chefe do Exército nomeado duas semanas antes pelo presidente Allende, que o considerava um militar leal a seu governo, tinha como maior credencial, na aparência, não compactuar com os planos de golpe que circulavam no interior do Exército, pela derrubada de Allende.
Serviço:
Palestra 40 anos do golpe no Chile
4/9 – quarta-feira, 19h
Diretório Nacional do PT
Rua Silveira Martins, 132 – Centro