Ato em defesa do programa “Mais Médicos”
Representantes de mais de 20 movimentos populares, partidos políticos, entidades sociais e sindicais, realizam a atividade nesta sexta, 23, 18h30, no Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo.
Por Cecília Figueiredo
Nesta sexta-feira, 23, representantes de mais de 20 movimentos populares, associações, partidos políticos, entidades sociais e sindicais, realizam a partir das 18h30 um Ato em defesa do Programa Mais Médicos, no Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo.
A iniciativa tem por objetivo, dar apoio ao programa do governo Federal, que em sua primeira fase preencheu apenas 10,5% da demanda por médicos, aproximadamente 1.500 das 15.460 vagas solicitadas pelas prefeituras do Brasil, não atingindo nenhum dos municípios que não dispõem sequer de um médico para o atendimento básico.
Esse final de semana chegam ao País 4 mil médicos cubanos, que irão trabalhar nos municípios mais carentes do Norte e Nordeste do Brasil. A vinda dos profissionais é fruto de uma parceria anunciada na quarta, 21, firmada pelo governo da presidenta Dilma Rousseff com a Organização Mundial da Saúde para as Américas (Opas) e o governo de Cuba.
Dos médicos que virão da Ilha, 84% têm mais de 16 anos de experiência e 30% possuem pós-graduação, além da prática cotidiana com a medicina comunitária e o médico de família. Mesmo assim todos passarão por três semanas de curso para apresentação do Sistema Único de Saúde, além de língua portuguesa.
De acordo com os organizadores do ato, a construção de um SUS de qualidade, com controle social e acesso universal supõe o apoio ao programa “Mais Médicos”. O evento será transmitido ao vivo pela TVLD.
Serviço
Sexta-feira, 23 de agosto
18h30
Sindicato dos Engenheiros de São Paulo – Rua Genebra, 25 – SP