“As esquerdas latino-americanas em tempo de criar” e “Foro de São Paulo – Construindo a integração latino-americana e caribenha” foram lançados na noite de quinta, 1º, como parte da programação do XIX Encontro do Foro de São Paulo, que ocorre até domingo, 4 de agosto.

 

Por Cecilia Figueiredo e Fernanda Estima

As esquerdas latino-americanas em tempo de criar e Foro de São Paulo – Construindo a integração latino-americana e caribenha, são as duas publicações que a Editora Fundação Perseu Abramo lançou na noite de quinta-feira, 1º, no Hotel Jaraguá, como parte da programação do XIX Encontro do Foro de São Paulo, que ocorre até domingo, 4 de agosto.

Com a presença dos autores, o livro Foro de São Paulo…, de Valter Pomar e Roberto Regalado, retrata a história do funcionamento, dos desafios atuais e futuros da organização criada em 1990 a partir de um seminário internacional convocado pelo Partido dos Trabalhadores. “A importância do livro está associada à construção do Foro, que continua a ser um espaço importante de natureza plural”, afirmou Roberto Regalado, membro do Partido Comunista de Cuba.

A publicação contextualiza parte dos dilemas estratégicos e programáticos enfrentados pela esquerda latino-americana, a partir da visão de pessoas que tiveram e seguem tendo participação ativa na atuação do Foro de São Paulo, como os autores. De acordo com o secretário executivo do Foro e membro do Diretório Nacional do PT, Valter Pomar, o lançamento valoriza os atores sociais muitas vezes omitidos dos registros da história oficial.

XIX Foro de SP: Editora da FPA lança dois livros

Pomar destacou ainda um caderno de fotos que homenageia pessoas que ajudaram a construir a organização, Pomar citou Nani Stuart (in memorian), que foi assessora da Secretaria de Relações Internacionais do PT por muitos anos e deu enorme contribuição para a articulação dos partidos da América Latina e Caribe no Foro.

Regalado acrescentou que além de contar a história da articulação dos partidos de esquerda e do campo progressista logo após a queda do muro, a publicação é também uma forma de proporcionar a leitura da construção desse espaço, cria novas possibilidades para formar novos militantes de esquerda.

A preocupação com a formação dos jovens também foi frisada pelo escritor e diplomata panamenho, Nils Castro, autor de As esquerdas latino-americanas. Em sua opinião, a esquerda deve investir fortemente para formar os jovens e as novas consciências.

Com prólogo de Marco Aurélio Garcia, o livro lançado no Rio de Janeiro e na Argentina (durante a Cúpula dos Povos), a obra traz uma contribuição de Castro ao debate sobre os caminhos percorridos e a percorrer rumo ao socialismo.

XIX Foro de SP: Editora da FPA lança dois livros

As grandes transformações trazidas pela Revolução Russa (1917) até o advento da revolução na China (1949) e suas gravitações em outras regiões do mundo, especialmente nos países do chamado “Terceiro Mundo”, são alguns dos caminhos que o autor sugere para situar a reconstrução em um marco histórico mais amplo, o do socialismo em nível internacional, sem perder a dimensão especificamente latino-americana e sem deixar de contemplar as peculiaridades nacionais.

Para adquirir os dois lançamentos pela Internet, clique aqui na Editora Fundação Perseu Abramo.