Entrevista com Pe. Julio Lancelotti e 8 de janeiro: Focus retorna dia 15/1

Na próxima segunda-feira, 15, a Revista Focus Brasil, uma publicação semanal da Fundação Perseu Abramo, voltará a circular por meio da distribuição da versão em PDF e no nosso site. A edição trará em destaque a repercussão pelo país em atos pela democracia em razão do marco de um ano dos atos golpistas que aconteceram no dia 8 de janeiro de 2023, dias após a posse do terceiro mandato do presidente Lula.

A edição destacará a organização em torno das manifestações sobre a data, os atos organizados pelos Três Poderes, a fala do presidente Lula em Brasília, durante cerimônia no último dia 8 e os encontros que aconteceram pelo país para que a data não se torne esquecida. 

Uma tentativa de golpe, que envolveu diversos setores da sociedade civil organizada ao redor do bolsonarismo, um movimento de extrema-direita que se estabeleceu no país desde as eleições de 2018. Os bolsonaristas questionam até hoje o resultado das urnas e acreditam ser ilegítimo o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, eleito com o voto de mais de 60 milhões de brasileiros.  

A primeira edição do ano 2024 chega para lembrar que o golpismo nunca será aceito, nunca prevalecerá e é uma defesa inabalável do Partido dos Trabalhadores e da Fundação Perseu Abramo. 

Nesta edição, teremos também uma entrevista exclusiva com o Padre Júlio Lancelotti, alvo de ataques da extrema-direita de todo o país, o humanista, padre da Igreja Católica, cuida dos, chamados por ele, irmãos de rua que vivem em situação de vulnerabilidade social e total abandono dos poderes públicos em São Paulo. O alvo principal das críticas ao Padre Júlio é sua relação com os adictos que compõem a cracolândia, outro grave problema social da capital paulista, que são atendidos por ele em sua obra social. 

A CPI das ONGs ganhou substância em dezembro de 2023, mas perdeu força depois que internautas, sindicatos e figuras públicas saíram em defesa do padre Júlio Lancellotti. Ministros de Estado, aliados do governo federal e o próprio presidente da República, Luiz Inacio Lula da Silva (PT), também se manifestaram a favor do pároco.

A entrevista será publicada também em vídeo em nosso canal do YouTube e nas redes sociais.