A edição desta semana do programa Janela Internacional foi todo destinado a discutir a questão da Palestina.

Valter Pomar, diretor da FPA que apresenta o programa, comentou o discurso do Benjamin Netanyahu sobre o “novo Oriente Médio” onde foi apresentado mapa da região sem a presença da Palestina, “uma desfaçatez tremenda, mesmo vindo de Netanyahu, que não admitem a existência do Estado da Palestina e mais do que isso estão implementando uma solução final para o povo palestino, a mesma expressão usada pelos nazistas com o povo judeu (uma solução final).

Pomar ainda explica o contexto histórico e as grandes adversidades do povo palestino em seu próprio território, os grandes números de mortes de civis na Palestina e muitos presos.

A pressão brutal contra o povo palestino, patrocinada por Netanyahu, gerou reação, o ataque ocorrido na última sexta-feira. O cerco à Faixa de Gaza, uma região densamente povoada, comprova que aquela população vive numa prisão, sob cerco.

Pomar ainda reafirma que devemos ser contrários à toda forma de violência, mas há lei internacional que garante aos povos ocupados o direito de reagir.

Assista:

`