Uma história construída documento a documento
Campanha de preservação dos registros históricos da juventude do PT
Foram muitas as gerações que construíram a Juventude do PT nestes 33 anos. Ainda sabemos muito pouco sobre essa história. Para conhecê-la, estamos recebendo doações de registros sobre a JPT.
E você: já fez parte da juventude petista?
Quando jovem, ajudou a fundar o PT ou organizar a juventude petista na sua cidade? Fez parte das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), das associações de bairros ou das greves operárias que ajudaram a fundar e construir o PT? Contribuiu para as mobilizações estudantis no final dos anos 1970, na reorganização da UNE em 1979 e para a participação de estudantes no PT? Em 1989, tirou o título aos 16 anos para votar no Lula? Pintou a cara e foi às ruas em 1992 no Fora Collor?
Se tiver guardado panfletos, cartazes, camisetas, bandeiras, faixas, fotografias, negativos fotográficos, adesivos, circulares, folhetos, boletins, jornais e broches que registram a organização da juventude no PT, ajude-nos a preservar este patrimônio do partido.
Recebemos importantes contribuições até o momento, como estas que estamos disponibilizando para download! A campanha continua e contamos com a colaboração das companheiras e companheiros que preservaram os registros dessa história!
Matéria do jornal Em Tempo, de 1979: exemplo de documento da JPT
As contribuições podem ser feitas por meio de doações, ou mesmo a disponibilização do material para cópia. Entre em contato com o CSBH através do e-mail [email protected], usando o assunto DOAÇÃO JUVENTUDE, ou através do telefone (11) 5571-4299, ramal 152 (falar com Rodrigo), das 10h às 16h, de segundas às sextas-feiras.
Leia o artigo Juventude do PT: a experiência coletiva projetando sonhos, de Rodrigo Cesar.