Andre Singer debate classes sociais no Brasil
Veja aqui o vídeo com a apresentação de Singer no primeiro de uma série de debates sobre classes sociais
A Fundação Perseu Abramo e a Fundação Friedrich Ebert iniciaram nesta quinta-feira (2) o primeiro debate da série (que inclui mais oito) sobre classes sociais. O objetivo é analisar com profundidade temas como: as classes sociais no Brasil hoje, o capitalismo contemporâneo, quem é, o que pensa e como luta a “nova classe”, e as mudanças em curso e os desafios para a esquerda.
O primeiro convidado foi o cientista político, professor da Universidade de São Paulo (USP) e jornalista Andre Singer (foto), que debateu o Lulismo e seus aspectos para o desenvolvimento das classes sociais no Brasil. O debate foi transmitido em tempo real por meio do portal da FPA, e contou com mais de 470 acessos, originados em 66 cidades de seis países conectados, além de aproximadamente 20 presentes no auditório da Fundação. O debate contou com perguntas e contribuições enviadas por email e pelo twitter.
Veja abaixo a íntegra do debate, dividido em três partes:
Participaram também membros da diretoria e conselho da FPA, como Nalu Faria, Joaquim Soriano, Marcio Pochmann, Iole Ilíada, Artur Henrique, Fátima Cleide. O evento contou ainda com a participação de Jean Tible, da FES, Marilena Chauí, professora da USP, além de pesquisadores, acadêmicos e militantes sociais.
O próximo debate será no dia 16 de maio, com a apresentação dos números e significados da pesquisa feita pelo núcleo de opinião pública da Fundação Perseu Abramo sobre classes sociais. Assim como o primeiro, este debate também será fechado ao público, mas será transmitido online pelo portal da FPA.