Objetivo é elaborar estudos temáticos propositivos para o desenvolvimento estratégico do país

A Fundação Perseu Abramo realizou nesta sexta-feira, 26, a primeira reunião de coordenadores para a elaboração do “Projetos para o Brasil”, que pretende, de forma abrangente, organizar o debate de temas essenciais para o desenvolvimento brasileiro a partir de uma perspectiva democrática e popular.

A ideia é, a partir de debates de textos de diferentes autores, elaborar um diagnóstico e uma análise propositiva sobre problemas estruturais brasileiros, que serão condensados em livros, a serem publicados ainda este ano pela Editora Perseu Abramo.

Esta primeira reunião aconteceu na sede da FPA, em São Paulo, e contou com uma explanação inicial de Samuel Pinheiro Guimarães, ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), que discorreu sobre o Brasil e seus desafios estratégicos. Pinheiro Guimarães coordena o tema “Contexto Global e o novo posicionamento brasileiro” para a publicação.

A série Projetos envolve 22 coordenadores, e dezenas de pesquisadores do país. A próxima reunião está prevista para junho, na sede da FPA, em São Paulo.