Autores: ARAÚJO, José Prata

 

Sinopse: Um retrato do Brasil é um amplo e informado balanço do governo Lula, situando-o no contexto de um quadro comparativo com os governos neoliberais de FHC e afirmando suas potencialidades. Trata-se de um detalhado painel do país nos últimos quatro anos que fornece informações fundamentais a todos aqueles que desejam conhecer e entender as mudanças pelas quais o Brasil vem passando.

 

Apresentação
Os primeiros três anos do governo Lula já proporcionaram importantes e positivas mudanças no país. Em 2006, o Brasil decidirá se irá querer a continuidade e o aprofundamento de um projeto de esquerda ou se retornará com o projeto neoliberal. Será decidido também se a democracia brasileira comporta uma rotatividade no poder mais substantiva ou se continuará sendo um mero revezamento de segmentos das elites no governo. E, finalmente, o processo eleitoral de 2006 definirá os rumos do Brasil na política externa, como um país protagonista da integração latino-americana ou como satélite da política dos Estados Unidos na região.

 

Este livro apresenta um completo e minucioso balanço do primeiro mandato de Lula e da coalizão liderada pelo Partido dos Trabalhadores em relação a sua concepção de Estado e a suas ações nas áreas social e política, na economia e no desenvolvimento, e nas relações exteriores, apontando avanços e problemas enfrentados.

Sobre o autor
José Prata Araújo é economista formado pela PUC-Minas e especialista em direitos sociais. Foi militante sindical bancário e membro do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região por três gestões. Suas publicações – cartilhas, livros, boletins – venderam, desde 1999, 650 mil exemplares em todo o país. Suas publicações mais recentes são: Guia dos direitos do povo, Manual dos direitos dos segurados do INSS e Guia dos direitos previdenciários dos servidores públicos. É assessor de políticas sociais do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal de Minas Gerais (Sitraemg); do Sindicato dos Servidores Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte (Assemp); do Sindicato dos Servidores de Justiça de 2ª Instância de Minas Gerais (Sinjus); e do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG). O conteúdo desta publicação é de inteira responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a posição das entidades para os quais presta serviços.

`