CHAUI, Marilena; STEDILE, João Pedro; BOFF, Leonardo; SANTOS, Wanderley Guilherme dos; GUIMARÃES, Juarez (entrevistador)
Sinopse
Quatro reflexões profundas e agudas sobre as relações entre a crise política e ética das instituições brasileiras e o futuro do PT.

Dados técnicos
Editora: Fundação Perseu Abramo
ISBN: 857643024X
Páginas: 256
Ano: 2006
Edição: 1ª
Lingua: Português
Peso: 380 gramas


CLIQUE PARA COMPRAR



Autor:
CHAUI, Marilena; STEDILE, João Pedro; BOFF, Leonardo; SANTOS, Wanderley Guilherme dos; GUIMARÃES, Juarez (entrevistador)

Sinopse

Quatro reflexões profundas e agudas sobre as relações entre a crise política e ética das instituições brasileiras e o futuro do PT. Leituras da crise: Diálogos sobre o PT, a democracia brasileira e o socialismo traz um debate fundamental para entender as causas, os interesses e os significados desses acontecimentos, para além de uma visão parcial e instrumental.

Apresentação

Por Juarez Guimarães

Os diálogos e entrevistas que compõem este livro constituem, em seu pluralismo de razões, talvez a melhor reflexão pública que se produziu sobre a crise vivida pela democracia brasileira em 2005 e os caminhos para superá-la. A opção por mobilizar inteligências que nos interrogam de diferentes lugares da cultura – a filosofia, a ciência política, a lógica dos movimentos sociais, a Teologia da Libertação – converge para uma síntese possível que a brutal instrumentalização midiática de opiniões e informações pretende cortar pela raiz.

O esforço intelectual de Marilena Chaui é buscar na cultura filosófica clássica os fundamentos de uma ética da política. A partir dela, reflete sobre as raízes da crise do espaço público da política no Brasil, agudizada pelas agendas neoliberais nos anos 1990. Reconstitui, então, o processo de formação dos impasses do PT e propõe uma agenda para o futuro. Anexo à entrevista, publica-se um ensaio seminal inédito sobre o tema daquela que é hoje a filósofa brasileira com maior reconhecimento internacional.

O diálogo com Wanderley Guilherme dos Santos inicia-se com a polêmica em torno de sua interpretação da crise vivida em 2005 como expressão de uma campanha de desestabilização do governo Lula. Com a razão maturada por décadas de toda uma tradição fundadora de pesquisa e análise da democracia brasileira, o cientista político nos conduz a refletir sobre o papel da mídia, do financiamento privado de campanhas eleitorais e da dinâmica mais recente do sistema partidário brasileiro. Na seqüência, é publicado um estudo recente do autor sobre o financiamento das campanhas nas eleições presidenciais de 2002.

Um dos grandes méritos da análise feita por João Pedro Stedile é pensar a crise e os desafios dos movimentos sociais a partir dos tempos longos da história brasileira. Além de um balanço do governo Lula, dos avanços e limites de seu encaminhamento da questão agrária, a liderança histórica do MST delineia uma perspectiva para se avançar na luta pela superação do neoliberalismo no Brasil. Em anexo, recupera-se um dos mais importantes documentos da crise em 2005, a “Carta ao povo brasileiro”, que, por uInsert Horizontal Rulem momento, mobilizou a ação dos movimentos sociais mais representativos na defesa crítica da legitimidade do governo Lula.

Toda a força utópica do pensamento de Leonardo Boff é mobilizada para refletir sobre a crise do PT e a reconstrução das energias e perspectivas da transformação. A entrevista busca entender o sentido e a potência de cada um dos pontos de uma plataforma proposta pelo grande teólogo brasileiro. Adenda-se à ela, a “Carta da Terra”, documento internacional em favor de uma nova relação da humanidade com a natureza, do qual Leonardo Boff foi um dos principais redatores e inspiradores.

A inteligência crítica é companheira inseparável da esperança. Esta pequena obra vale pelo tanto que contradiz aqueles que especulam com a crise para disseminar a desesperança na capacidade do nosso povo em realizar, através da democracia, as profundas e urgentes transformações do país.



Sumário

A ética da política
Entrevista com Marilena Chaui
Anexo: Democratização e transparência: a tarefa do PT contra a despolitização e pela construção de uma ética pública

O grande jogo impugnatório
Entrevista com Wanderley Guilherme dos Santos
Anexo: A fisiologia do Caixa 1

Sair da crise com a energia do povo
Entrevista com João Pedro Stedile
Anexo: Carta ao Povo Brasileiro

Uma plataforma para a utopia
Entrevista com Leonardo Boff
Anexo: A Carta da Terra

`