Seis dos sete novos membros tomaram posse e já atuam pela maior bancada da Cãmara

A bancada do PT na Câmara terá a partir de 2013 sete novos deputados federais que entraram nas vagas deixadas por deputados que assumiram no dia 1º de janeiro prefeituras e secretarias municipais.
 
Seis dos sete deputados petista fora empossados vão compor a bancada. São eles: Anselmo de Jesus (RO), Iara Bernardi (SP), José Genoíno (SP), Margarida Salomão (MG), Nilmário Miranda (PT-MG) e Paulo Fernando (AL). O sétimo petista – Francisco Chagas (SP) – deverá tomar posse no fim do mês. Com os novos deputados, a Bancada do PT continuará sendo a maior da Câmara – agora, com 89 deputados.
 
“A posse desses parlamentares tem um grande significado para a nossa bancada. São companheiros que têm um legado muito importante na vida do partido. Alguns já exerceram outros mandatos e vão colaborar muito na Câmara, sendo protagonistas, em 2013, daquilo que para nós é fundamental: a defesa do nosso projeto de governo” detalhou o líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE) durante a posse dos petistas.
 
Novos deputados
 
O deputado Nilmário Miranda – referência na área de direitos humanos – assume seu quarto mandato na Câmara. Em 1990, foi eleito pela primeira vez deputado federal, sendo reeleito em 1994 e 1998. “Venho me somar a uma bancada de um partido que está mudando o Brasil. A democracia é uma construção permanente e há muito o que fazer. Precisamos ainda promover a reforma política, a reforma do estado, além de dar continuidade à intensa agenda no campo dos direitos humanos e da cultura”.
 
De forma semelhante, retorna ao Parlamento o deputado Anselmo de Jesus, agricultor com trajetória pelos movimentos social e sindical. Eleito em 2002 para o primeiro mandato na Câmara, Anselmo assumiu uma vaga pela segunda vez em 2007. “Meu foco na Câmara será a agricultura familiar e os programas do governo federal relativos ao tema. É preciso definir as prioridades, democratizar o crédito para o pessoal do campo e melhorar a assistência técnica com o uso dos bancos de cooperativas de crédito”, disse.
 
A deputada Iara Bernardi, que também já teve mandando parlamentar na Câmara, retorna à Casa para, entre outras ações, garantir representatividade à região de Sorocaba. “Com mais de 2 milhões habitantes, a região não contava com nenhuma representação na Câmara. Minha expectativa é corresponder a essa demanda, para levar projetos vitoriosos do governo federal à região. Além disso, considero fundamental a atuação nas áreas de direitos humanos e educação”, explicou.
 
Como outro reforço à Bancada Feminina, chega à Câmara pela primeira vez a deputada Margarida Salomão. “Sinto-me honrada em poder representar a região de Juiz de Fora. Tenho compromisso com a educação e com a escola pública de qualidade. Vou me esforçar para representar bem as mulheres no Parlamento e pretendo ter uma forte atuação na democratização da comunicação, para que o País tenha avanços nesse campo.”
 
Também passa a fortalecer a bancada petista na Câmara o deputado Paulo Fernando (Paulão), primeiro parlamentar do PT a representar o estado de Alagoas na Casa. “A bancada do meu estado era de deputados tradicionais ligados ao agronegócio, no governo FHC. Agora, a realidade é outra. A nossa proposta é trabalhar em duas linhas: direitos humanos – cuja atuação foi forte na Câmara de Vereadores e na Assembleia Legislativa de Alagoas – e turismo, área que representa um desafio para o estado”, disse.
 
(As informações são do site o PT na Câmara)