PT saúda a Palestina pelo resultado da votação na ONU
O Partido dos Trabalhadores congratula-se com o povo palestino pela vitória obtida ontem com a mudança de status para Estado observador nas Nações Unidas.
Após 65 anos da resolução da ONU que aprovou a criação de dois Estados independentes no Oriente Médio, este resultado representa um passo importante para o reconhecimento do Estado da Palestina como membro pleno da organização.
Ao longo de sua história, o PT tem se manifestado em defesa de uma solução negociada para o conflito, expressa na coexistência de dois Estados dentro das fronteiras de 1967. Nesse sentido, apoiamos as posições adotadas pelo governo brasileiro nas Nações Unidas e pela Presidenta Dilma Rousseff, condenando a ocupação israelense dos territórios palestinos, bem como o bloqueio à Gaza e a política de assentamentos, e defendendo firmemente a legítima aspiração do povo palestino por autodeterminação e soberania.
Esperamos que este momento de visibilidade da causa palestina se converta numa ocasião privilegiada para impulsionar as negociações, na qual os palestinos finalmente tenham direito a seu Estado soberano, independente, democrático e viável, rumo à construção de uma paz justa e duradoura em toda a região.
São Paulo, 30 de novembro de 2012.
Rui Falcão
Presidente Nacional do PT
Iole Ilíada
Secretária de Relações Internacionais do PT