O Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Educação da Fundação Perseu Abramo lançou no dia 10 de maio o Caderno Temático do NAPP Educação e iniciou seu ciclo de painéis para ampliar o debate nacional sobre a reconstrução e transformação do Brasil pós golpe 2016, apontar a prioridade de ações, iniciativas, proposições políticas e de mobilização social capazes de retomar a educação como pilar para o alcance dos objetivos e das finalidades da república.

Leia aqui a íntegra do caderno temático.

O Ciclo de Painéis ‘A educação como pilar para reconstruir e transformar’ realiza no dia 24 de maio mais uma mesa, desta vez para debater sistema nacional de educação, gestão democrática e pactuação federativa. Estão confirmadas as participações de Carlos Abicalil, José Thadeu de Almeida, Nelson Amaral, Maria Luíza Süssekind Veríssimo, Emerson de Araújo Silva e Rosa Neide Sandes Almeida. A moderação será de Rosângela Santana e a relatoria de Bruno Costa. O evento será com transmissão ao vivo pela internet, às 19 horas.

Carlos Abicalil é professor, mestre em Educação, foi diretor de escola, presidente do SINTEP-MT e da CNTE, deputado federal, Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC e Diretor Geral de Educação, Ciência e Cultura da Organização de Estados Iberoamericanos. É coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Educação da Fundação Perseu Abramo – NAPP Educação.

José Thadeu de Almeida é professor, diretor da Secretaria de Assuntos Educaionais CONTEE, foi Diretor Geral da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul e membro do FNE.

Nelson Amaral é professor do PPGE/FE/UFG, mestre em Física pela PUC/RJ, doutor em Educação pela Unimep, pós-doutorado na USP . Foi pró-reitor de Administração e Finanças e vice-reitor da UFG e é o atual presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA).

Maria Luíza Süssekind Veríssimo é cientista da FAPERJ.M. Vice-presidente Sudeste da Nacional da ANPEd/Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, atuando na diretoria e representação do Grupo de trabalho em Currículo desde 2013. Professora do Departamento de Didática e vice coordenadora do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO para Pedagogia e Licenciaturas e do Programa de Pós-graduação/PPGEdu. Tem experiência em educação básica, superior e pesquisa, desde 1988, com livros e artigos publicados nas áreas de epistemologia, currículo e formação de professores, também em inglês. Possui Licenciatura Plena em História pela PUC-RJ (1990), Magister Scientiae pelo CPDA/UFRRJ (2002) e doutorado (2007) em Educação no PROPED/UERJ. Na Universidade da Columbia Britânica/UBC, Canadá, fez Estágio Pos-doutoral sobre Curriculum Studies in Brazil junto ao Professor Emérito William Pinar, com projeto aprovado pela CAPES.

Emerson de Araújo Silva é professor da Rede Estadual de Ensino do Maranhão (Efetivo) e Piauí (Aposentado), Licenciado em Letras pela UFPI, Conselheiro Municipal de Educação de Tuntum, Especialista em Educação Profissional, jornalista, bacharel em Direito, escritor, coordenador da UNCME/MA, membro do Fórum Estadual de Educação do Maranhão, coordenador do Fórum Municipal de Educação de Tuntum e coordenador de Comunicação da UNCME-Nacional.

Rosa Neide Sandes Almeida é professora na educação básica e superior, foi secretária municipal de Educação e vereadora em Diamantino, secretária de Estado de Educação de Mato Grosso. Presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e atuou como consultora do MEC. Foi eleita deputada federal por Mato Grosso nas eleições de 2018, integra a Comissão de Educação da Câmara e preside a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação. Recentemente foi eleita presidenta da Comissão de Cultura da Câmara e coordenadora adjunta da bancada feminina. É coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da bancada do PT no Congresso Nacional.

A moderadora será Rosângela Santana  Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Alfabetização pela Unicamp, professora da rede estadual de Sergipe e rede municipal de Aracaju. Foi presidente do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju, presidente interina da CUT Sergipe, secretária de Educação de Aracaju, vereadora por dois mandatos em Aracaju. Membro do Conselho Municipal de Educação de Aracaju, diretora do Instituto de previdência dos servidores municipais de Aracaju. Atualmente  é secretária de Planejamento e Finanças do Diretório Estadual do PT SE e Coordenadora do Setorial de Educação.

O relator, Bruno da Costa Ferreira, é graduado em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas (UFRN) e mestre em Literatura e Memória Cultural (PPGEL/UFRN). Foi coordenador de Organização Estudantil do DCE UFRN, secretário Estadual da Juventude do PT/RN, secretário de Movimentos Populares do PT natalense e integrou a assessoria de Fátima Bezerra na Câmara e no Senado. Atualmente integra o colegiado do Setorial de Educação do PT/DF e a assessoria da Bancada do PT no Senado Federal.

 

 

 

 

 

`