Programa Pauta Brasil desta segunda-feira, em sua edição de economia, ouviu Alencar Ferreira, Paulo Feldmann e Tita Dias, com mediação de Ellen Coutinho, sobre crédito e o futuro das micro empresas.

Alencar Ferreira é economista, aposentado do Banco do Brasil, onde exerceu funções executivas nas empresas de Seguros, ex-Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para ele, “vivemos as iniciativas dos governos Lula e Dilma voltadas para as micro empresas, e avanços bastante importantes na governança e legislação das pequenas empresas foram conquistados, mas vivemos gargalos profundos”, falou Alencar. Ele aponta a burocratização, o problema do crédito e as altas taxas de juros como impeditivos do desenvolvimento.

Tita Dias é pequena empresária do ramo da gastronomia, sócia do bar e restaurante Canto Madalena, associada da Abrasel, participa de grupos de empresários pela sobrevivência do setor. “Foi muita luta para nos mantermos vivos, quem sobreviveu conseguiu crédito. O apoio que veio chegou tarde”, denunciou ao comentar a pandemia e as dificuldades das pequenas empresas.

Ela destacou a importância da pequena empresa na economia do país. “Nestes dezoito anos de micro empresária, posso dizer que este governo declarou-se inimigo das pequenas empresas e estamos endividados. Não fechamos, mas não estamos bem”. Tita também falou sobre as políticas dos governos petistas e a falta de apoio e crédito atual, e porquê o sistema financeiro não atende aos pequenos negócios.

Paulo Feldmann é professor de economia da USP e pesquisador da Universidade de Fudan, na China, ex-presidente do Conselho da Pequena Empresa da Fecomércio. Ele falou sobre as propostas do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas da FPA de Micro e Pequenas Empresas.

Feldmann comentou as notícias recentes sobre os bancos mais rentáveis do mundo. “Quatro são brasileiros. São as aplicações de tesouraria que fazem com que quatro bancos sejam os mais rentáveis numa sociedade pobre. Por isso não há crédito para os pequenos”, disse. Para Feldmann, “não há microcrédito no Brasil porque não é rentável. O que precisamos para ter crédito é mudar o sistema bancário, com novos tipos de entidades que possam apoiar a pequena empresa. A privatização dos bancos estaduais complicou muito a vida das pequenas empresas”.

Pandemia e crise das pequenas empresas, as propostas surgidas até o momento, aproximação das pesquisas das universidades com as micro empresas, inovações e exemplos de como outros países fazem foram também comentados e a importância do crédito estiveram no programa hoje. Assista a íntegra do Pauta Brasil aqui.

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.​

Pauta Brasil e o futuro das micro e pequenas empresas