Nesta segunda-feira, 11 de abril, a edição de economia do Pauta Brasil recebeu Marcelo Manzano e Marilane Teixeira, com mediação de Ellen Coutinho, economista e diretora da Fundação Perseu Abramo. Os economistas avaliaram a conjuntura econômica do país no que diz respeito ao mercado de trabalho.

Marcelo Manzano é economista, pesquisador do Cesit-Unicamp e assessor da Fundação Perseu Abramo. Ele alertou para a severidade da crise que afeta principalmente os mais pobres. “Seja do ponto de vista de qualidade ou quantidade, a gente já vinha em uma crise do emprego”, falou. Os desafios futuros serão como reconstruir a economia e o mercado de trabalho, “mas temos que ter esperança e é preciso que o Estado gere empregos e mobilize recursos para que as pessoas tenham direito ao trabalho”, falou.

Manzano destacou que a economia passou por um momento muito difícil durante a pandemia, se recuperou em 2021 mas o mercado de trabalho, “severamente afetado pela pandemia, reagiu de forma muito fraca, seja em termos qualitativos ou quantitativos”, explicou.

Políticas neoliberais, desmonte da Previdência e as dificuldades econômicas tiveram a precariedade e rendimentos menores como resultado. Um em quatro brasileiros trabalha ‘por conta própria’.

Marilane Teixeira é economista e pesquisadora do Instituto de Economia da Unicamp. Ela concorda que a precarização do mercado de trabalho se aprofundou com a pandemia. “Chama atenção o quanto a força de trabalho das mulheres e população negra estão com muito mais dificuldade de inserção no mercado de trabalho”, disse.

Para Marilane, os índices são todos ruins,” mas os números por sexo e raça pode chegar a 19% a taxa de desemprego. Os dados são mais alarmantes quando olhamos para a juventude, que tem 48% de desempregados”.

“Crianças procurando trabalho e a porta de entrada para o mercado de trabalho é pela informalidade. Um problema que se agrava é a eliminação de várias políticas públicas que afetam muito mais as mulheres”, explicou.

Reforma trabalhista é responsável pelo quadro atual, as vagas atualmente são todas na informalidade, com baixos salários, principalmente na construção civil e serviços domésticos e a precarização atinge toda sociedade.

Inflação em alta, desorganização do mercado de trabalho, organização sindical e a eleição de propostas que revertam a conjuntura atual foram debatidos no programa. Assista a íntegra aqui.

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebooke perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.​

`