Pauta Brasil: atraso tecnológico é resultado da destruição neoliberal
O programa Pauta Brasil desta sexta-feira, 4 de março, ouviu Adão Villaverde e Miguel Rosseto, com mediação de Artur Araújo, da Fundação Perseu Abramo, sobre a conjuntura atual e o debate sobre tecnologia e soberania nacional.
Adão Villaverde é engenheiro, professor de Gestão do Conhecimento e da Inovação e ex-presidente do Fórum Nacional de Secretários de CT&I. Ele considera o tema de “muita importância. Os períodos são muito rápidos, as vezes não nos damos conta da velocidade com que as coisas mudam”, disse.
“O chip está na vida da gente. Tudo é informado por esse pequeno objeto. O Brasil já pensou, em dois momentos, nos anos 1990, com a Lei de Informática. O início da era da informação e a lei protegia inclusive a indústria nacional e o programa nacional de inovação e microeletrônica”, relembrou e também deu exemplos da importância de políticas públicas para o setor.
Para ele, “estão propondo colocar o Brasil no atraso, anterior até ao governo Vargas”.
Miguel Rossetto foi ministro do Desenvolvimento Agrário no governo Lula, ex-ministro do Trabalho e Previdência do governo Dilma e ex-vice-governador do Rio Grande do Sul. E também considera o tema fundamental, trata-se de um debate sobre “desenvolvimento do país, pensar um projeto nacional incorporando a base científica e tecnológica”, disse.
“Nosso país é gigantesco, temos que voltar a fazer crescer e para isso precisamos de autonomia e capacidade produtiva”, falou, explicando com exemplos atuais a destruição da capacidade de produção de vacina no momento da pandemia: “isso é dependência tecnológica, um exemplo doloroso que temos. Temos muito o que fazer”.
O fechamento da única fábrica que produz semicondutores e garantiria a construção de soberania tecnológica, a Ceitec, também foi comentada por Villaverde e Rossetto, considerada destruição de políticas públicas, ações nocivas à soberania nacional que se iniciam com o Temer e Bolsonaro.
O projeto neoliberal e a destruição de áreas produtivas, as várias crises e suas dimensões, o conjunto de problemas que vivemos e a superação deles por meio das próximas eleições e de construção de políticas públicas por meio da presença estatal estiveram no centro do Pauta Brasil. Assista a íntegra aqui https://www.youtube.com/watch?v=7FjuaQA7UkI
Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.
O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.